Agronegócios

Indústria do Paraná responde por mais de 50% das exportações do estado

A Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) divulgou um estudo, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que revela que indústria paranaense é responsável por 23% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado. É o segundo setor mais rentável, atrás apenas do setor de serviços.

De acordo com o levantamento, a indústria de transformação é a maior geradora de riquezas do setor industrial, respondendo por 13% do PIB do estado. Segundo o IBGE, a indústria paranaense responde por mais de 50% de tudo que é exportado pelo estado. Em relação ao emprego, o setor industrial é responsável por 25% das vagas ocupadas no Paraná. Os salários pagos na indústria paranaense estão entre os melhores salários do país.

A pesquisa foi divulgada em novembro e tem como base os resultados consolidados de 2016.  Neste mesmo ano, a soma de todas as riquezas do Paraná chegou a R$ 401 bilhões, 6,4% do PIB nacional (R$ 6,3 trilhões), o quinto maior, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Comentários

comentários