Maringá

CHAMAMENTO Educação esclarece compra de vagas na rede de ensino privada

Após publicação do edital de credenciamento de instituições educacionais da rede privada, interessadas em fornecer vagas para o atendimento temporário de educação infantil no município, a secretária de Educação de Maringá, Valkíria Trindade, recebeu a imprensa na tarde desta quarta, 9, para esclarecer detalhes do edital. O chamamento visa a atender em caráter temporário a demanda por vagas na rede municipal de ensino infantil para 2 mil crianças de zero a 3 anos e 11 meses completos até 31/03. A prefeitura vai investir R$ 30 milhões.

“As escolas participantes do chamamento deverão fornecer um pacote de serviço completo para as crianças com a inclusão do uniforme, kit escolar, quatro refeições diárias, lenços umedecidos, pomadas de assaduras, entre outros”, ressaltou a secretária.

As empresas interessadas devem apresentar os envelopes com a documentação jurídica a partir de amanhã, 10, até às 8h30 do dia 5 de fevereiro. No mesmo dia ocorrerá a abertura dos envelopes para análise. A secretária também destacou que o chamamento público permanecerá aberto até doze meses, podendo receber novos cadastros a qualquer momento e posteriormente o credenciamento desde que os mesmos cumpram com as normas previstas no edital.

Atualmente, a fila de espera para vagas em creches na rede municipal de educação infantil, tem cerca de 5,5 mil crianças de zero a 3 anos. O edital prevê fornecer vagas para 2 mil e o restante deve ser inserida nas unidades escolares do município, conforme novas entregas e contratação de profissionais. Em 2017, foram realizadas 4.975 matrículas novas na rede de ensino. No ano passado, 4.457 foram inseridas nas unidades escolares.

No ano passado, foram inaugurados sete Centros de Educação Infantil (Cmeis) com 2 mil vagas disponíveis. Para preencher as 80 salas ociosas, a Prefeitura realizou concurso público para contratação de educadores infantis. Das 282 convocações, 217 compareceram, e apenas 189 estão aptos para o exercício. Em março deste ano, a prefeitura deve abrir novo concurso para contratação de 53 novos educadores.

Comentários

comentários