Maringá

MARINGÁ Farmácia Móvel é referência no Paraná; serviço já atendeu mais de 6,2 mil usuários

Desenvolvido pela atual gestão da Prefeitura de Maringá, juntamente com a Secretaria de Saúde, o projeto Farmácia Móvel, programa que leva medicamentos psicotrópicos aos bairros e distritos do município, é referência entre as 399 cidades do Estado do Paraná. O serviço já atendeu 6.920 usuários, fornecendo mais de 550 mil medicamentos. O funcionamento é de segunda a sexta, das 8 às 12 horas, exceto nos feriados.

Das 34 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, o projeto atende 18 estruturas com esquema quinzenal. O atendimento é realizado por farmacêuticos, responsáveis pelo acompanhamento farmacoterapêutico e pela logística do projeto. A UBSs Iguatemi é a que possui o maior número de atendimentos mensais, sendo 70 visitas por dia.

A Unidade de Farmácia Móvel tem o objetivo de oferecer proteção à saúde, no âmbito individual e coletivo, fornecendo maior acesso de medicamentos à população, garantindo o cumprimento da farmacoterapia aos usuários com atendimento descentralizado. Os medicamentos psicotrópicos, entregues mediante a prescrição de médicos do sistema público de saúde, são indicados em tratamentos de doenças psiquiátricas.

“Para aperfeiçoar o serviço, estamos implantando, gradualmente, o atendimento de usuários cadastrados no Programa Paraná Sem Dor (Protocolo da Dor Crônica). Os distritos de Iguatemi e Floriano já contam com o serviço”, disse a coordenadora da Farmácia Móvel e Medicamentos Especiais, Larissa Zanolli.

Comentários

comentários