Maringá

Maringá recebeu mais de 200 ciclistas de várias partes do país

Mais de 200 dos melhores ciclistas do Brasil marcaram presença em busca do título nacional, desde as categorias de base até a de elite, no último final de semana em Maringá.
As provas do Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada começaram na quinta-feira da semana passada e terminaram no domingo, dia 1º de julho, em um circuito especialmente traçado na área rural localizada no Parque Cidade Industrial de Maringá, na estrada Pinguim.
A competição envolveu as categorias Elite, Junior, Infantojuvenil e Juvenil, nos naipes masculino e feminino.
Os grupos mais numerosos de atletas de clubes e associações de ciclismo vieram das cidades paulistas de Ribeirão Preto, São José dos Campos, Taubaté, Santos, Rio Claro, Araraquara e Guarulhos, além de equipes dos estados do Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina.
Do Paraná vieram delegações de Curitiba, Londrina, Rolândia e Arapongas, além da participação de atletas do Clube Maringaense de Ciclismo.
Campeões
No final da principal prova de Resistência, na categoria Elite, o ciclista Rodrigo do Nascimento – de Ribeirão Preto (SP) – conquistou o tetracampeão brasileiro de Ciclismo de Estrada.
Nas provas, masculinas, de resistência os competidores chegaram a atingir a marca de 153 quilômetros de percurso, completando 17 voltas no circuito.
Rodrigo do Nascimento completou o percurso em 3h53min56s, apenas quatro segundos a menos que o segundo colocado, Alessandro Guimarães, da equipe Rio de Janeiro Cycling Team, que finalizou com 3h54min00.
O maringaense melhor classificado na prova foi Eduardo de Sales Pereira, do Clube Maringaense de Ciclismo (CMC), que terminou na 25ª posição.
Fernando Augusto Finkler, da equipe Avaí/FME, de Florianópolis, fechou o pódio em terceiro com 3h54m07s e foi o vencedor da categoria Sub-23.
O título da categoria Junior ficou com o ciclista carioca Davidson Rodrigues Ouvidor, de 17 anos, que completou o percurso de 100km em 2h40min42.
A decisão da categoria Infantojuvenil só veio no sprint final e o ouro ficou com Kawah David, da Associação Esportiva Bike Norte.
Na Juvenil, Willians Bezerra terminou em primeiro e Bruno Sandrin ficou em segundo. Brehon Castagno, do Clube Ciclistico Araponguense, conquistou a terceira colocação.
Entre as mulheres, o grande destaque foi a ciclista Flávia Oliveira Paparella, da equipe Fearless Femme, que pedalou 90 km e cruzou a linha de chegada com mais de oito minutos de vantagem sobre a segunda colocada.
A categoria Sub-23 teve a ciclista Larissa Castelari como grande campeã.
Curso de comissários
Paralelamente ao campeonato brasileiro, a Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) também realizou em Maringá o curso de reciclagem e nivelamento para comissários de Ciclismo de Estrada. O objetivo da ação foi valorizar os comissários de nível estadual e propiciar uma experiência única com a participação dos alunos no colégio de comissários do Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada.
Os alunos participaram de um seminário inicial, com o intuito de discutir e tirar dúvidas sobre situações de corrida e regras da modalidade, e posteriormente tiveram a possibilidade de se tornarem comissários nacionais por meio da prova de nivelamento.
O Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada Elite e Junior foi organizado pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação Paranaense de Ciclismo (FPC), com apoio da Prefeitura de Maringá – por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesp) – e das empresas Mais Saúde, Faculdade Eficaz, Arprint, Refriko, Penks e Office Bike. (CP/PMM)
Mais informações: (44) 3220-5770 / 3220-5775 (Sesp)

Comentários

comentários