Maringá

Nem só de boi vive o churrasco

Churrasquero Festival traz porco, cordeiro e avestruz para dividir espaço com cortes bovinos nobres

O Churrasquero Festival está chegando e os amantes da carne já começam a ficar com água na boca. O evento traz como principal atrativo a boa comida preparada na brasa – cortes nobres preparados por assadores de renome com mais de uma dezena de opções para o público se deliciar. Mas como não é apenas a carne bovina que faz um ótimo churrasco, quem participar da festa também vai poder desfrutar de outros tipos de carne, bastante apreciados e não menos sofisticados.

O assador Marcos Duarte estará à frente do preparo do Porco à Paraguaia, leitão desossado e recheado, que assa por aproximadamente seis horas e é preparado em uma grelha. A apresentação e o sabor prometem surpreender quem nunca provou a iguaria inspirada na culinária do país vizinho. Mas o sabor de uma carninha suína bem assada, combinada à crocância da pele “pururucada” já conquistou o paladar dos churrasqueiros brasileiros faz tempo – e a proteína ganhou ares mais nobres graças aos cortes semelhantes aos bovinos: partes como o pernil foram desmembradas em picanha, chã de dentro, alcatra, entre outras agregando mais valor e dando um toque gourmet.

“A demanda está aumentando para produtos como Coroa de Costelinha, French Rack Suíno e Costelinha Outback. Mas, por falta de conhecimento das pessoas e, principalmente, do mercado, existem outros cortes nobres que não possuem grande demanda. Exemplo é a Suã, que junto com a costela se transforma em bisteca. É a junção do osso suíno com o corte especial do lombo”, conta Luiz Carlos Cardoso, diretor-presidente da distribuidora de carnes Porco Branco, fornecedora do Churrasquero Festival

Cordeiro e Avestruz

Outro sabor marcante que vem ganhando cada vez mais espaço nas churrasqueiras mesmo entre os “assadores de fim de semana” é o da carne de ovinos. No festival, ela estará presente com o Cordeiro à Patagônia, assado inteiro em uma cruz de ferro, como preparado na Argentina – uma receita rústica e saborosa trazida ao Churrasquero por Victor Corona. O consumo da carne de cordeiro aumenta a cada ano no Brasil devido à versatilidade, sabor e valor nutritivo agregado a essa iguaria. Sem falar no valor calórico da carne: são em média 163 calorias em cada 100 gramas; bem menos que na carne bovina, de 244 calorias.

Outra carne com pouquíssima gordura, mas ainda não tão popular é a de avestruz. Quem nunca provou pode até achar exótico, mas quem já degustou confirma: esse é a melhor maneira de desfrutar do sabor da carne vermelha e ter benefícios maiores do que os da carne branca. Isso graças ao alto teor de ômega 3 e 6, que ajuda a diminuir o colesterol e a pressão arterial

Esse tipo de carne é altamente digestivo porque tem pouca gordura saturada e ainda ter grande quantidade de carnitina, que é responsável pelo metabolismo da gordura. Ok, os benefícios são muitos, mas vamos falar de sabor? Levemente adocicada e com a maciez de um filé mignon, proporciona receitas únicas, de preparo rápido, como o Hambúrguer de Avestruz, que será servido no Festival por Nathália Serafim, dona do Eats Burguer.

Na Strut Alimentos, fornecedora do Churrasquero, a especialidade é a criação de avestruz e seus cortes e para garantir qualidade na casa do consumidor, os cuidados começam nos criatórios, desde a incubação dos ovos, alimentação do animal com ração complementada com forrageira para diminuir o impacto no sabor da carne, o abate, até a desossa e transporte dos produtos. Segundo o gerente comercial da empresa, Jader Leandrus Ribeiro, o aumento de interesse do público em geral auxilia bastante na expansão no número de criadores dessa fonte de proteína exótica que já está presente nas gôndolas de grandes redes varejistas do Brasil.

O festival

Além dos pratos já citados, o Churrasquero Festival também vai contar com Varal de Aves e Linguiças, Chicken Wings With Alabama Sauce, Panqueques Argentinas com Dulce de Leche e mais sete pratos a base de carne bovina como Assado de Tira Uruguaio, Costela ao Fogo de Chão, Tomahawk Steak, Prime Rib e Smoked Brisket. O evento terá ainda open bar de cerveja Patagônia e Budweiser, sucos, sorvetes, e açaí, além de atrações musicais. Tudo isso, de frente para a Represa Sendeski. O Churrasquero Festival é no dia 06 de outubro, no Recanto das Águias, das 10 da manhã às 22 horas. Os ingressos podem ser comprados pela internet ou em pontos de venda espalhados pela cidade.

Serviço:

Churrasquero Festival

Local: Recanto das Águias – Represa Sendeski

Data: 06/10/2018

Horário: das 12h às 22h

 

Ingressos

Venda online

https://www.ingressonacional.com.br/evento/11429/churrasquero-festival

 

Pontos de venda

Ribs – Mercadão Municipal

(NÃO ABRE DE SEGUNDA-FEIRA)

(parcela no cartão em até 3x)

Endereço: Av. Prudente de Morais, 601 – 37 – Zona 7, Maringá – PR

Telefone: (44) 3023-2979

 

Central Carnes

(parcela no cartão em até 3x)

Endereço:Av. Luís Teixeira Mendes, 1115 – Zona 04, Maringá – PR

Telefone: (44) 3224-0137

 

ICI Intercâmbio

Endereço: Av. Humaitá, 572 – Zona 04, Maringá – PR

Telefone: (44) 3305-3662

 

FEITEP

Endereço: Av. Paranavaí, 1164 – Parque Industrial Bandeirantes, Maringá – PR

Telefone: (44) 3029-4500

 

Euphoria Maringá

(parcela no cartão em até 3x)

Endereço: Av. Mario Clapier Urbinati, 1500 – Vila Progresso,

 

Rei da Carne

(parcela no cartão em até 3x)

Endereço: R Neo Alves Martins, 2122 – Zona 3

Telefone: (44) 3227-6094

Comentários

comentários