Dicas

5 alimentos que te fazem parecer mais velha e aumentam rugas (e 5 que rejuvenescem)

Coma saudável. Nós recebemos este conselho a todo momento, enquanto nossa mente se lembra de dietas horríveis e cheias de sofrimento. Vamos ser honestos: tudo o que tem gordura, açúcar e muitas calorias parece muito mais apetitoso do que uma salada.

Este é o problema. Embora possamos ter uma indulgência ocasional com comida, o que você consome afeta até mesmo a sua pele. Então, se você quer chegar aos 40 sem rugas, esses são os alimentos que devem ser restritos de sua dieta, de acordo com o site especializado Health.

Alimentos que envelhecem a pele

Doces

July Prokopiv/Shutterstock© July Prokopiv/Shutterstock July Prokopiv/Shutterstock

Existem teorias que sugerem que, quando você come mais açúcar do que seu corpo pode processar, as moléculas “doces” se ligam à proteína, criando “produtos finais de glicação avançada (sobrecarga de açúcar)”. E esses produtos podem danificar o colágeno em sua pele.

Vinho branco

KieferPix - Shutterstock© KieferPix – Shutterstock KieferPix – Shutterstock

Você pode dizer muito sobre a idade de uma pessoa pela aparência amarelada de seus dentes, cuja principal causa é o álcool. O vinho (assim como as demais bebidas alcoólicas) seca a boca, diminui a saliva (que limpa as bactérias) e causa cáries e manchas. O vinho branco é pior do que muitas outras bebidas alcoólicas devido à sua acidez.

Junk food

Photo by Emmy Smith on Unsplash© Photo by Emmy Smith on Unsplash Photo by Emmy Smith on Unsplash

A maioria das junk food tem altos níveis de gordura saturada e sal. Alimentos como hambúrgueres e batatas fritas caem na gama de alimentos menos saudáveis para o seu corpo, com um efeito direto sobre o seu envelhecimento.

Carne muito passada

likefree/istock/thinkstock© likefree/istock/thinkstock likefree/istock/thinkstock

Se você prefere carne muito cozida deve saber que ela contém hidrocarbonetos que facilitam a inflamação e, portanto, impactam negativamente o colágeno na pele.

Comida picante

Photo by Adi Chrisworo on Unsplash© Photo by Adi Chrisworo on Unsplash Photo by Adi Chrisworo on Unsplash

Se a sua meta é blindar sua pele do envelhecimento prematuro, é hora de limitar o tempero nas suas refeições. Este tipo de comida, mais apimentada, dilata os vasos sanguíneos da pele e, como consequência, você parecerá muito mais velha do que é.

Alimentos que rejuvenescem

Mas e os alimentos que nos rejuvenescem? Certifique-se de incluí-los em sua dieta, conforme recomendado pela Mayo Clinic:

  • Cenouras, pêssegos e todas as frutas e verduras amarelas
  • Espinafre e todos os vegetais de folhas verdes
  • Tomates
  • Frutas como cranberry e blueberry
  • Salmão e nozes, por seus altos teores de ácidos graxos saudáveis

Comentários

comentários