Dicas

Como se livrar do vício do celular e aproveitar melhor os momentos?

Você está com o Facebook aberto no computador. Distraído, você pega o celular e abre o aplicativo na rede social.

Você está em uma mesa de bar com os amigos, nenhum deles está conversando e todos estão mexendo no celular.

Você pega o celular, desbloqueia a tela e, logo em seguida, bloqueia de novo.

Você pega o celular para ver a hora, dá uma olhada no Instagram, Facebook e WhatsApp. Guarda o celular e percebe que nem reparou no relógio.

E aí, se identificou com alguma dessas situações? Se sim, você (muito) provavelmente está viciado no seu celular.

Nos dias atuais, poucos são os “não viciados” e a maioria das pessoas passa boa parte do dia checando o celular, algumas vezes, mesmo sem nada para checar.

Desbloquear a tela do celular sem ter nada para olhar é o novo “abrir a geladeira para pensar”, a diferença é que o primeiro vício é bem mais prejudicial.

E ele já tem até um nome: “nomofobia”, abreviação da frase em inglês “no mobile phone phobia”, que em português significa “fobia de não ter telefone móvel”.

Apesar da denominação, a nomofobia não é uma doença, nem um transtorno psicológico, o que não significa que não deve ser tratada como algo preocupante.

Afinal, não existe nenhum vício benéfico, não é mesmo?! Quer saber como se livrar do vício do celular e começar a aproveitar mais os momentos? Então, veja as dicas abaixo.

Desative as notificações

Não importa o quão irrelevante para você é a notificação que chegou no seu celular, você vai parar tudo que estiver fazendo para olhá-la, certo?! Por isso, uma boa maneira de evitar ficar pegando no celular toda hora é desativando as notificações. Deixe ativas apenas as necessárias.

Não leve o celular para jantar ou almoçar com você

Depois de um dia cansativo, você chega em casa e, na hora de se reunir para jantar com a família, em vez de conversar com eles, você fica mexendo no celular. Apesar de comum, esse hábito não é nada saudável ou útil. Então, quando for almoçar ou jantar, deixe o aparelho em outro cômodo.

Deixe o seu celular carregando longe de você

Um dos poucos momentos de “descanso” de um celular é a hora que ele está carregando, então, que tal aproveitar para descansar também? Além de diminuir a vontade de mexer nos aplicativos, deixar o celular longe de você enquanto carrega ajuda a aumentar a carga mais rápido.

Ative o modo avião antes de se deitar

Você já parou para pensar em quantas horas de sono já desperdiçou só mexendo no celular à noite? Antes de se deitar, muitas pessoas têm o hábito de ficar navegando na internet até que elas se cansam e colocam o celular na cabeceira. Cinco minutos depois, uma nova notificação aparece e novamente lá está ela mexendo no celular mais uma vez. O modo avião pode ser a solução para esse problema.

Exclua os atalhos da sua tela inicial

Muitas vezes a fissura é tanta que não podemos nem ver o atalho de um aplicativo na nossa tela inicial que já vamos abrindo, né?! Para evitar esse ato impulsivo, opte por excluir os atalhos das redes sociais e deixe apenas os que forem realmente necessários (como calculadora e calendário, por exemplo).

Aproveite essas dicas para mudar a sua relação com o seu smartphone. Lembre-se que o mundo virtual estará sempre lá e você poderá continuar acompanhando tudo online, a diferença é que, seguindo os conselhos acima, você conseguirá aproveitar melhor o seu dia e também todos os momentos da sua vida!

Comentários

comentários