Dicas

Faça você mesma: 5 receitas poderosas de repelentes naturais

Descubra como afastar de vez os insetos de dentro de casa, inclusive o Aedes aegypti, sem utilizar produtos tóxicos.

Faça chuva ou faça sol, os insetos estão sempre presentes em nosso dia a dia. Mas, por mais inofensivos que possam parecer, alguns são responsáveis por grandes epidemias que podem levar até a óbito. Então, para evitar picadas e a transmissão de temidas doenças como dengue, zika e chikungunya, além de prevenir a infestação com cuidados básicos em casa, é preciso se proteger.

O uso continuado do DEET também pode causar alergias, irritações ou doenças mais graves, por isso a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recomenda que a concentração máxima do composto na solução seja de até 30%. Além disso, os insetos acabam criando resistência ao produto, fazendo com que a sua utilização se torne inútil e incentivando a criação de componentes cada vez mais fortes.

Por tudo isso, fazer o seu próprio repelente à base de plantas e produtos naturais é uma excelente maneira de proteger a família inteira das pragas sem colocar a saúde de ninguém em risco. A própria natureza fornece uma variedade de compostos orgânicos que são poderosos contra mosquitos, moscas, formigas, baratas e outros insetos que se adaptaram tão bem à vida urbana.

Para te ajudar nesta tarefa, selecionamos cinco receitas infalíveis de repelentes caseiros para adultos, gestantes, crianças, para casa e para locais com infestação de pragas à base de cravos, alfazema, vinagre e extratos de plantas. Confira!

Leia também: 6 fatores que te tornam um alvo delicioso para os mosquitos

1. Repelente com cravo-da-índia

IMAGEM: DICAS DE MULHER

Preparo e aplicação: em um frasco escuro, coloque 10 gramas de cravo-da-índia em 500 ml de álcool de cereais. Durante quatro dias, mexa a mistura a cada 12 horas. No quinto dia, retire os cravos e adicione 100 ml de óleo vegetal corporal. Transfira a solução para um recipiente com válvula de spray e borrife na pele a cada 2 horas, agitando sempre antes de usar.

2. Repelente para crianças e bebês com óleo essencial

IMAGEM: DICAS DE MULHER

A alfazema, ou lavanda, como também é conhecida, possui um aroma capaz de afastar pernilongos e mosquitos, servindo tanto como repelente quanto para aliviar coceira ou dor por picadas de insetos. A mistura do seu óleo com hidratante infantil pode ser usada em crianças e bebês acima de dois meses de idade.

Preparo e aplicação: coloque 1 colher de óleo essencial de alfazema em 150 ml de hidratante infantil. Misture bem e aplique a cada 3 horas em todas as partes do corpo da criança ou do bebê que ficam expostas. Para aumentar a eficácia deste repelente, acenda uma vela de citronela, que também é natural, no maior número de cômodos possível dentro de casa.

3. Produto de limpeza repelente

IMAGEM: DICAS DE MULHER

Você sabia que o vinagre também afasta pernilongos, moscas e mosquitos? O seu aroma ácido irrita bastante estes insetos e os mantêm longe de casa por até dois dias. O ingrediente, além de matar bactérias, fungos e germes, não possui contraindicação. Portanto, a partir de agora aposte no vinagre para manter a casa limpa e livre de pragas.

Leia também: Dengue: mitos e verdades sobre a doença

Em bancadas e pias, passe o vinagre diretamente com um pano. Já em áreas externas, aplique-o no chão, espalhe com o auxílio de uma vassoura e deixe agir por pelo menos 5 minutos antes de enxugar. Outra opção é colocar um pequeno recipiente com vinagre puro dentro do quarto durante a noite.

4. Repelente potente para fazer trilhas

IMAGEM: DICAS DE MULHER

Você já sabe que o vinagre é um poderoso ingrediente contra os insetos. Contudo, a sua eficácia pode ser potencializada se combinada com ervas que também possuem componentes repelentes. Esta solução é muito potente para ser utilizada em locais que tenham grande quantidade de mosquitos, moscas e pernilongos, como em matas. A sua utilização só não é indicada para gestantes, bebês e crianças.

Preparo e aplicação: em um recipiente com fechamento hermético, coloque 750 ml de vinagre de maçã natural e acrescente duas colheres de sopa de cada uma das seguintes ervas secas: menta, tomilho, sálvia, alecrim e alfazema. Sele o recipiente e deixe descansar por duas semanas, agitando a solução diariamente. Após este período, coe as ervas e armazene o líquido na geladeira.

Quando precisar utilizar, misture a solução em água filtrada, em quantidades iguais, e borrife na pele a cada 4 horas. A mistura possui cheiro bem forte enquanto está molhada. Mas uma vez que esteja seca no corpo o aroma desaparece.

Leia também: Como fazer uma bela faxina em casa sem muito esforço

5. Repelente com extratos de plantas

IMAGEM: DICAS DE MULHER

Esta receita é para acabar de vez com as baratas que insistem em permanecer dentro de casa. Para isso, vamos utilizar extratos de plantas que possuem compostos químicos capazes de impedi-las de se alimentar e acabam matando ou afastando-as do ambiente interno. Funciona como um inseticida, porém sem os produtos tóxicos que podem prejudicar a saúde de pessoas e animais de estimação que vivem no lar.

Preparo e aplicação: caso não encontre louro, eucalipto, mamona e jambolão em pó, pegue folhas dessas plantas e deixe descansar na sombra até secar. Em seguida, triture-as até virar pó. Coloque, então, 100 gramas do pó em 900 ml de água e deixe descansar por dois dias.

Com um filtro de papel, coe o pó e aplique-o em locais fechados em que as baratas costumam frequentar, como armários, frestas das portas e bordas de ralos. Aumente a eficácia utilizando, também, a solução líquida pulverizada ou com chumaços de algodão embebidos e espalhados pela casa.

Outras maneiras de manter os insetos longe

FOTO: ISTOCK

Além fazer o seu próprio repelente em casa, você também pode adotar atitudes simples que ajudam, e muito, a manter os insetos bem longe de casa, de maneira natural. São pequenos detalhes que podem fazer toda a diferença, como plantar espécies de plantas repelentes, trocar a pastilha do difusor elétrico por casca de fruto cítrico e criar novos hábitos dentro de casa e na alimentação. Veja como é fácil:

Plante algumas espécies específicas: aposte na citronela contra pernilongos e mosquitos, incluindo os transmissores da dengue, chikungunya e zika vírus, mas mantenha a planta longe de animais de estimação e crianças porque as suas folhas são tóxicas.

Leia também: 15 plantas para cultivar em casa e melhorar a qualidade do ar que você respira

Para afastar as formigas, tenha mudas de hortelã em casa, especialmente na cozinha. Contra mosquitos e moscas, manjericão. Já para se livrar de vez de pulgas, percevejos e baratas, confie no crisântemo, que ainda vai deixar a sua casa linda.

Substitua a pastilha por casca de fruta cítrica: os tradicionais difusores elétricos podem continuar com a função de repelir pernilongos de maneira muito mais natural. Ao invés das pastilhas industrializadas, coloque diariamente uma fatia de casca de limão, laranja ou mexerica no aparelho. Ela liberará ácido cítrico ao entrar em contato com o calor e repelirá os insetos.

Feche as janelas ao entardecer: pernilongos têm hábitos noturnos, por isso, especialmente no verão, feche as janelas de casa no fim da tarde, por volta das 17h, para evitar que eles entrem e permaneçam durante a noite. Também é uma boa ideia colocar telas nas janelas que impeçam a entrada dos insetos sem abafar o ambiente.

Utilize ventiladores: em altas temperaturas, manter o ventilador ligado, além de refrescar, ajuda a manter os mosquitos e pernilongos longe. Dessa forma, eles não conseguem voar normalmente contra a corrente de ar.

Coma alimentos ricos em vitamina B1: vegetais verdes escuros, aveia, arroz e cereais integrais, amêndoa, castanha-do-pará, amendoim, gema de ovo, fígado e levedo de cerveja são alimentos que contêm vitaminas do complexo B, que exercem função repelente contra mosquitos e pernilongos de dentro para fora.

Acenda velas naturais: velas naturais à base de citronela, lavanda, frutos cítricos, hortelã e alecrim inibem diversos insetos. Você também pode fazer uma vela com uma laranja: corte-a pela metade, retire os gomos, e coloque na base da casca cera derretida, alguns cravos e um pavio. A vela pode ser usada tanto dentro quanto fora de casa.

Seguindo algumas destas receitas e dicas, os seus problemas com insetos no dia a dia vão acabar e, mais importante ainda, sem colocar em risco a saúde da sua família. Por isso, escolha as que se adequam às suas necessidades e mãos à obra.

E se você conhece mais alguma receita infalível contra mosquitos, moscas, pernilongos, baratas, ou qualquer outro inseto não deixe de contar nos comentários.

Comentários

comentários

Comentar