Dicas

Papel de parede: melhores lojas para comprar, como aplicar e fotos para inspirar

O papel de parede é um item de decoração que pode fazer a diferença nos ambientes de sua casa. Dividido em diversos modelos, com padrões variados em estampas e cores sólidas, ele também pode significar uma diminuição nos custos de uma reforma, considerando que você mesma pode aplicá-lo.

Onde comprar papel de parede

Papéis de parede são vendidos tanto em lojas especializadas quando em lojas de itens em geral para a casa, como as de decoração e as de departamento. Nessas mesmas lojas é possível encontrar a cola especializada para determinados tipos de papel e outros materiais que serão necessários, como trenas e espátulas.

  • Leroy Merlin: a Leroy Merlin é uma loja de departamentos que trabalha com o segmento de papéis de parede, oferecendo diversos padrões de estampa. Nela podem ser encontrados modelos vinílicos, TNT e vinilizados.
  • Havan: a loja de departamentos Havan trabalha com variados tipos de papel de parede, como PVC, autoadesivo e tradicional. Lá também são vendidas as colas especializadas para a atividade.
  • Bem Colar: aqui é possível encontrar opções de papel de parede adesivo vinil fosco em diversas cores e estampas. Existem modelos abstratos, geometrizados, em cores sólidas, florais e muitos outros. O diferencial do autoadesivo é que ele diminuiu as etapas de trabalho na aplicação.
  • Etna: a loja de utilidades Etna oferece papéis de parede tradicionais e também com acabamentos que imitam madeira, tijolos, entre outras possibilidades. Encontre ainda texturas e modelos em adesivo.
  • Papel e Parede: a loja online Papel e Parede oferece opções para serem aplicadas com cola e autoadesivas com preços variados. No site você pode simular os valores de acordo com o tamanho da parede na qual será aplicado o papel.
  • Tok Stok: tanto na loja física quanto na online, é possível encontrar modelos de papel de parede em padrões diferentes, como da Turma da Mônica. Na Tok Stok também são vendidas opções autoadesivas.
  • Decore com Papel: essa loja especializada apresenta opções para banheiros, cozinhas, quartos infantis, salas e outros ambientes divididas em dezenas de marcas. Opte por tematizar seu quarto com uma estampa dos vingadores ou vá para um lado mais sóbrio escolhendo uma cor sólida.
  • Adesive Shop: na Adesive é possível encontrar papéis de parede e outras decorações adesivas para qualquer ambiente. São exemplos as estampas de azulejos, de lousas e ad do estilo Tumblr.

Com a facilidade e a versatilidade dos papéis de parede, é possível encontrá-los facilmente em diversas lojas. Com certeza você vai encontrar a opção perfeita em uma delas.

Os papéis de parede são divididos em algumas categorias, de acordo com seu material. Cada um deles se adapta de forma diferente aos ambientes e pede um cuidado específico na limpeza. Para que não ocorram erros na hora da escolha, é relevante pesquisar o tipo ideal para a sua casa antes da compra. Confira algumas opções:

Tradicional

ISTOCK

Vinílico

ISTOCK

Esse tipo de decoração de parede possui um acabamento em vinil que dá ao material grande durabilidade. O papel vinílico é impermeável e perfeito para corrigir certas imperfeições das paredes de sua casa. Para a limpeza é permitido o uso de pano úmido, esponjas macias e detergentes neutros. Assim como o tradicional, essa versão pode apresentar variadas aparências.

TNT

O Tecido Não Tecido (TNT) é constituído por fibras de celulose e têxteis, responsáveis por torná-lo durável e resistente à luz. Esse tipo de papel de parede é aplicado direto nas paredes, regulares ou não, mediante um preparo com cola branca que possibilita uma fácil remoção no futuro. Ele pode ser limpo com sabão neutro e esponja macia, porém com bastante cautela.

Alto-relevo

O papel de parede em alto-relevo cria um aspecto macio e almofadado para sua parede. Nesta técnica, aplica-se espuma na parte interna do item de decoração e por isso não é indicado uma limpeza que traga umidade ao produto. Utilize aspirador de pó e pano seco no processo.

Veludo

ISTOCK

Esse modelo é indicado para projetos específicos, em áreas com movimento reduzido e longe do sol. A limpeza deve ser apenas com aspirador de pó, devido ao seu material extremamente sensível. Esse tipo de papel trará elegância e estilo para o seu ambiente.

Poliéster

De alta durabilidade, o papel de parede 100% poliéster é ótimo para ambientes com alta circulação de pessoas e possui limpeza fácil e prática, resumida em apenas um pano úmido. Sua alta resistência também permite que esse modelo seja aplicado com sucesso em banheiros, cozinhas e lavabos.

Emborrachado

ISTOCK

O papel de parede emborrachado possui uma camada de EVA em sua consistência, a qual dá a ele resistência e usabilidade. Igualmente ao papel vinílico, é permitido lavá-lo com esponja macia e detergente neutro.

Adesivo

ISTOCK

O papel de parede adesivo possui uma característica especial: ele é autoadesivo, o que torna a aplicação extremamente simples. Assim, não gastar com a cola exigida por modelos tradicionais diminuirá os custos do processo. Para atingir a perfeição, escolha uma parede lisa, limpa e sem deformidades. Seu material resistente permite o uso em qualquer ambiente.

Como aplicar

Existem diversas técnicas para aplicar papel de parede. Elas variam de acordo com o tipo do papel e possuem diferentes graus de dificuldade. Para esse momento, você pode aprender a fazer a aplicação sozinha ou contratar um profissional da área. Descubra algumas técnicas de aplicação:

Aplicação de papel de parede autoadesivo

A técnica de aplicação do papel de parede autoadesivo é muito simples, porque a cola já vem no próprio produto. Para além do papel, você precisará apenas de fita crepe, estilete e uma espátula. Faça o serviço com calma e sempre alisando cada pedaço fixado para não correr riscos de encontrar bolhas de ar no resultado final.

Aplicação de papel de parede com cola em pó

O segredo da aplicação com cola em pó é dissolvê-la seguindo o passo a passo apresentado, deixando-a agir por pelo menos 30 minutos. Também é importante deixar a cola por cerca de 5 minutos no papel antes de levá-lo à parede. Para facilitar a tarefa, é indicado realizá-la em pelo menos duas pessoas.

Preparação da parede para a aplicação do papel

Aplicação de papel de parede com cola ativada pela água

Alguns modelos de papel de parede vêm com uma cola especial que é ativada ao entrar em contato com a água. Essa cola facilita a aplicação por permitir um melhor manuseio do papel. O passo a passo é muito simples: realize as medidas e marcações necessárias na parede e no próprio papel e em seguida borrife água em pequenas quantidades para ativar a cola. Aguarde a ação desta e cole o revestimento.

Aplicação de papel de parede com cola branca

Para essa aplicação, basta medir e cortar o papel de acordo com o tamanho da parede em seguida passar cola branca comum no comprimento das tiras, usando um pincel. Não se esqueça de alinhar os desenhos do papel previamente para evitar transtornos durante o processo.

Com tantas possibilidades, fica fácil encontrar a técnica mais fácil para a aplicação, de acordo com o modelo que você tiver escolhido.

Ambientes com papel de parede

Agora que você já sabe onde encontrar papéis de parede e como aplicá-los, confira essas inspirações para acertar na escolha do seu.

1. Escolha um papel nos mesmos tons da decoração

2. Os papéis de parede podem imitar outros materiais

3. Que tal investir em texturas?

4. Seu cantinho de trabalho pode ficar com um colorido lindo

5. Tons claros trarão elegância ao ambiente

6. Preto e branco nunca sai de moda

7. Aqui o preto e branco entram para abrilhantar o quarto

8. Cores sóbrias contribuem para um ambiente tranquilo

9. Até seu melhor amigo vai ficar apaixonado pelo seu novo ambiente

10. Até mesmo frutas podem virar estampas divertidas

11. Faixas finas são simples e bonitas

12. Papéis de parede podem ser maravilhosos para trazer linhas retas ao ambiente

13. Modelos tradicionais funcionam bem em qualquer lugar

14. Uma bela estampa dará destaque a sua decoração

15. Os papéis de parede são ótimos para abrilhantar uma linda cabeceira

16. Os papéis de parede são perfeitos para realçar detalhes, ainda que ao fundo do ambiente

17. Que tal usar estampas de borboletas?

18. Já pensou em usar estampas de flamingos na decoração?

19. Móveis coloridos criam um constraste lindo com papéis de parede brancos

20. Azul com dourado é uma combinação maravilhosa

21. O quarto do seu bebê ficará uma graça com estampas temáticas

22. Quebre o monocromático com marcantes faixas azuis

23. As formas geométricas se tornam inovação quando reconfiguradas com estilo

24. Inspire-se a viajar com esses balões despojados

25. Esse é perfeito para os apaixonados por arquitetura

26. Um quarto com móveis de cores sóbrias pede uma parede chamativa

27. Estampas escuras são perfeitas para criar um ambiente impactante

28. Que tal criar um banheiro divertido com padrões aquáticos?

29. Uma opção para suavizar estampas marcantes é intercalar o papel com camadas lisas

30. Já imaginou criar uma sala cheia de padrões geométricos?

31. Esse modelo fica lindo com móveis claros ou escuros

32. Não tenha medo de ousar com padrões amplos

33. Texturas deixam qualquer ambiente único!

34. Cores fortes também ficam perfeitas na parede

35. Papéis de parede são apostas certeiras em varandas

36. Os papéis podem trazer ilustrações inovadoras para sua casa

37. Roxo e rosa são cores perfeitas para você que curte um ar meigo na decoração

38. Padrões minimalistas levarão leveza ao seu lar

39. Estampas de bichinhos ficam lindas em quartos infantis

40. Que tal um banheiro temático?

Comentários

comentários