Dicas

Projeto Rapunzel: como fazer o cabelo crescer rápido

Ter cabelos longos e fortes pode ser uma tarefa um tanto quanto frustrante para algumas mulheres. Isso porque muitas delas sentem dificuldade com o processo de crescimento dos fios. Em condições normais, os cabelos geralmente crescem de 1 a 1,5 cm por mês, mas não precisamos fazer disso uma regra. Tem como fazer o cabelo crescer rápido de maneira bastante saudável.

Então, se você deseja um tratamento que dê resultados, mas ainda tem dúvidas sobre como fazer o cabelo crescer rápido, saiba que existem inúmeras práticas e ingredientes que ajudam nesse processo. Quer cabelos brilhantes e do tamanho que mais deseja, além de fios nutridos da raiz às pontas? Veja nossa seleção de dicas, que incluem hábitos e cuidados especiais.

Como fazer o cabelo crescer mais rápido naturalmente

Para aquelas que sonham com madeixas dignas de uma Rapunzel, algumas práticas são decisivas para fortalecer o organismo e criar boas condições de crescimento. Dessa forma, é importante focarmos em hábitos que diminuem não apenas a quebra, mas também a queda prematura dos fios. Confira as orientações do tricologista Kevin Porto, da clínica Mais Excelência Médica.

1. Dilua o shampoo antes de aplicar nos cabelos

iStock

Além de economizar água para a retirada do shampoo no banho, a prática também evita o acúmulo de produto em apenas uma região da cabeça. “Quando isso ocorre, chamamos de tamponamento, ou seja, um acúmulo de produto no óstio folicular (na entrada do folículo), causando assim, um bloqueio natural no crescimento dos fios”, comenta Kevin.

2. Não esfregue os fios quando lavar

iStock

Quando lavar os cabelos, use as pontas dos dedos para aplicar movimentos de massagem no couro cabeludo. O atrito pode danificar e até mesmo, quebrar a fibra e deixá-los mais opacos com o tempo, além de reduzir a densidade das pontas, deixando-os ralos e sem vida. Segundo o tricologista, nos fios somente a espuma é necessária.

3. Use protetor térmico

iStock

Seja para fazer uma escova, um penteado com babyliss, ir à piscina ou se expor ao sol. “Hoje, existem produtos destinados para cada tipo de atividade, sendo muito importante utilizá-los. Dessa forma, você protege o couro cabeludo e a fibra capilar, melhorando não apenas o crescimento, mas também a aparência do cabelo”, complementa Kevin Porto.

4. Invista em produtos naturais veganos

iStock

Para o tricologista, essa é sempre uma boa pedida! Aplique um pouco de óleo vegetal de abacate com cinco gotas de óleo essencial de alecrim em todo o couro cabeludo. Deixe agir por 20 minutos e lave com shampoo e condicionador. “Essa misturinha é supernatural, ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo do couro cabeludo, o que auxilia no crescimento dos fios”.

5. Corte regularmente

iStock

É fato que a saúde dos fios começa no couro cabeludo, mas manter o corte em dia também ajuda bastante. Segundo o tricologista Kevin Porto, “as pontas finas e duplas, que aparecem com o tempo, podem atrapalhar o crescimento dos fios e o ganho de peso na estrutura dele”. Por isso, o corte regular é indispensável, a cada três meses, para manter a densidade.

O que se percebe é que, mais importante do que fazer o cabelo crescer rápido, é fazê-lo com saúde e segurança. Assim, essas dicas e truques, além de mais baratos que os tratamentos convencionais, protegem os fios a partir do momento em que criam condições para que fiquem cada vez mais longos e fortes.

Como fazer o cabelo crescer mais rápido: vitaminas

Que o cabelo precisa de uma variedade de nutrientes para crescer rápido, saudável e bonito, nós sabemos. Nesse caso, a ingestão de vitaminas ou até mesmo o uso delas diretamente nos fios pode ser um procedimento complementar ao crescimento. As dermatologistas Andreia Sampaio e Carolina Peçanha, da Clínica Dermasense recomendam as que mais fazem sucesso.

6. Vitamina C

iStock

Segundo a dermatologista Carolina Peçanha, a vitamina C é um excelente antioxidante que ajuda a manter a pele e os cabelos saudáveis. Ela protege os fios das agressões diárias, evitando que o sebo naturalmente produzido pelo corpo irrite o couro cabeludo. Além disso, a vitamina C também permite que os fios fiquem superbrilhantes!

7. Biotina

iStock

A biotina atua na formação da queratina, “uma importante proteína que auxilia na formação de fibras capilares saudáveis”, comenta Andreia Sampaio. Ela também ajuda mantendo a hidratação da pele, do couro cabeludo e dos fios, deixando-os mais resistentes. Previne também a queda prematura do cabelo e o surgimento dos fios brancos.

8. Ferro

iStock

Considerado como um dos nutrientes mais completos e benéficos para o corpo, Carolina Peçanha menciona que o ferro evita a anemia, importante causa de queda de cabelo. Além disso, como ele estimula a circulação sanguínea, melhora a saúde dos fios, que tendem a ficar mais leves, sedosos e brilhantes.

9. Zinco

iStock

Garantido também por meio de suplementos, a deficiência de zinco faz com que os fios fiquem enfraquecidos e demorem para crescer novamente. Por isso, segundo as dermatologistas Carolina e Andreia, ele é importante para equilibrar a qualidade do sebo que, dependendo, provoca diversos problemas capilares. Um exemplo é a dermatite do couro cabeludo.

10. Silício orgânico

iStock

Presente em alimentos como aveia, milho, arroz e cevada, o silício orgânico também auxilia no crescimento rápido dos cabelos e na manutenção da qualidade da fibra capilar. “Ele age no tecido conjuntivo, reestruturando as fibras de colágeno e elastina, facilitando assim a formação das proteínas importantes para os fios”, comenta Carolina.

Note que, pequenos cuidados com a alimentação permitem cabelos ainda mais bonitos e saudáveis. Isso porque o desenvolvimento dos fios não se relaciona apenas com os produtos e hidratações realizadas (que são também essenciais), mas principalmente com o bem-estar do corpo.

Comentários

comentários