Beleza

Para onde gordura vai quando emagrecemos: entenda como é eliminada até pelo nariz

Na América, 62% dos adultos estão com sobrepeso ou obesidade, segundo a Organização Mundial de Saúde. E, no entanto, ainda há uma grande desinformação sobre como o corpo elimina a gordura.

Pesquisadores da UNSW Science, em Sidney, calcularam o que acontece com a gordura quando se elimina aqueles quilinhos extras. Eles descobriram que as principais teorias de muitos médicos estavam erradas. A gordura perdida não se transforma em calor ou energia: ela é dispersa enquanto respiramos.

Para onde vai a gordura perdida?

HBRH / Shutterstock© HBRH / Shutterstock HBRH / Shutterstock

Os resultados, publicados no British Medical Journal, revelam que a cada 10 quilos de gordura perdidos, 8,4 kg são convertidos em dióxido de carbono eliminado pela respiração e, 1,6 kg, se transformam em água – que é expelida por meio da urina, lágrimas, suor e outros fluidos corporais. Então, em grande parte, a gordura acaba no ar.

O principal autor do artigo, Ruben Meerman, físico e apresentador de televisão, disse: “A resposta correta é que a maior parte da massa é expirada como dióxido de carbono. Vai para o ar”.

Como queimar gordura: dicas práticas

Foxys Forest Manufacture/Shutterstock© Foxys Forest Manufacture/Shutterstock Foxys Forest Manufacture/Shutterstock

Primeiro de tudo, tenha em mente que perder peso não significa queimar gordura: você também pode perder massa muscular, o que não é a coisa mais desejável. Para se livrar da gordura, é melhor consultar um especialista em nutrição para criar um plano que case com suas necessidades e estilo de vida.

Mas existem algumas dicas práticas que podem ajudar a eliminar a gordura corporal:

  1. Estabeleça uma rotina de sono: descansar bem é essencial para o metabolismo funcionar plenamente e você pode fazer melhores escolhas alimentares;
  2. Beba bastante água: substitua todas as bebidas açucaradas e hidrate o seu corpo com água regularmente e, em particular, antes das refeições. Dessa forma, você se sentirá mais saciado e economizará uma quantidade significativa de calorias vazias;
  3. Movimente-se mais: caminhe sempre que puder e reserve um tempo na semana para fazer exercícios aeróbicos e de força. A combinação de ambas as modalidades é fundamental para alcançar melhores resultados;
  4. Equilibre sua dieta: invista em frutas, legumes, nozes, sementes e carnes magras. Quanto mais coloridos forem os seus pratos, melhor!
  5. Cozinhe sempre que puder: priorize alimentos frescos versus alimentos processados. Desta forma, você terá mais controle sobre o que entra em sua boca e descobrirá novos sabores.

Comentários

comentários