Casamento

Cenários inspiradores para casamento ao ar livre

Fazer um casamento ao ar livre é o sonho de muitos noivos, afinal, o casório ganha um belo cenário natural podendo escolher entre montanhas, árvores, o pôr do sol ou mesmo um belo mar de fundo deixando até o clima da cerimônia e da festa mais romântico e descontraído, porém, o casamento ao ar livre requer grande planejamento e muita organização.

Por isso nós fizemos esse textos com muitas dicas e claro, também tem muitas fotos inspiradoras de decoração de casamento ao ar livre para você se inspirar e fazer o seu casamento dos sonhos. Confira!

Cenário da cerimônia de casamento ao ar livre

Planejar a decoração de casamento ao ar livre não é tarefa fácil, por isso, uma dica essencial para quem sonha com um casamento ar livre simples é planejar o casamento por partes, por isso, vamos começar pela cerimônia.

Para a cerimônia do casamento ao ar livre é interessante usar toda a beleza do espaço escolhido como cenário para essa ocasião. A cerimônia pode ser na praia, em um sítio, chácara ou mesmo em uma fazenda, o importante é utilizar toda a beleza que esse local pode proporcionar para contribuir com a decoração de casamento ao ar livre.

casamento ar livre simples com por do sol Foto Wedding Design Ideas

Quando falamos de casamento na praia nada melhor que usar o mar como cenário principal, já no campo as montanhas fazem esse papel, porém, apesar de menos usual o casamento ao ar livre pode até acontecer em um espaço urbano e utilizar belos prédios de fundo, principalmente se a cerimônia do casamento ao ar livre for feita em uma cobertura, assim como você pode observar na foto abaixo.

decoração urbana para casamento ao ar livre Foto Style me Pretty

Decoração de casamento simples ao ar livre

Muitos noivos sonhos com um casamento super luxuoso, e esse tido de casamento também pode ser feito ao ar livre, vai depender muito do estilo de decoração que os noivos escolherem incluindo arranjos de flores, móveis e demais itens decorativos.

Mas o casamento simples ao ar livre é uma escolha perfeita para quem quer usar a natureza como pano de fundo, afinal, não é preciso de muito para que a decoração de casamento ao ar livre fique bonita, nesse caso o mais legal é sim escolher poucos itens decorativos e usar e abusar de uma decoração rústica para o casamento ar livre simples.

Por isso, para a decoração de casamento simples ao ar livre utilize móveis simples de madeira, arranjos de flores que não sejam tão robustos, tecidos mais leves e detalhes que lembrem esse toque mais simples e natural que esse tipo de casamento necessita.

decoração rústica para casamento simples ao ar livre com caixote de feira para flores coloridas Foto Casamentos

Decoração para casamento ao ar livre a noite

Ao contrário do que muita gente pensa o casamento ao ar livre a noite também é possível, mas nesse caso é primordial investir em um bom planejamento para a iluminação. No casamento ao ar livre a noite obviamente não vamos contar com a luz do sol, porém, podemos sim contar com a charmosa luz do luar, mas para isso, lembre-se de escolher uma data para a festa de casamento ao ar livre a noite que seja de lua cheia.

Para você que está organizando um casamento ao ar livre a noite invista em tochas de fogo que podem ficar ao redor do lugar onde a festa será celebrada, outra dica é usar varal de luz que conferem uma aconchegante iluminação para o casamento ao ar livre a noite.

festa de casamento ao ar livre a noite decorada com pallets e varal de luz Foto Pinterest© Viva Decora festa de casamento ao ar livre a noite decorada com pallets e varal de luz Foto Pinterest

Já para a cerimônia do casamento ao ar livre a noite é válido utilizar velas no caminho que os noivos percorrem até o altar, as velas devem ser usadas dentro de lanternas decorativas, a decoração do casamento ao ar livre a noite ficará linda e super aconchegante, como na inspiração da foto abaixo.

decoração com velas para casamento ao ar livre a noite Foto Wedding Rings

Como organizar um casamento ao ar livre

Como nós já falamos, organizar a festa de casamento ao ar livre não é simples, e por isso fizemos um checklist com dicas de como organizar o casamento simples ao ar livre.

Escolha uma data

A primeira coisa que deve-se fazer quando é decidido fazer um casamento ao ar livre é escolher uma data, isso é muito importante porque você vai poder escolher o local da festa conforme as estações do ano.

O verão e o inverno não são as melhores épocas para fazer uma festa de casamento ao ar livre, isso acontece porque nessas épocas do ano acaba ocorrendo extremos de temperatura, além de ter mais ocorrência de chuvas nos meses de verão, por exemplo.

cerimônia de casamento ao ar livre decorado com arranjos de flores nas cadeiras Foto Pinterest

Por isso, para o casamento ao ar livre as melhores épocas são a primavera e outono que são meses com temperatura mais agradáveis e sem grandes chances de enfrentar grandes temporais, mas lembre-se, é sempre importante ter um plano B quando o assunto é festa de casamento ao ar livre.

decoração de casamento ao ar livre simples com vasos de flores rosa Foto Pinosy

Escolha um local

O local do casamento ao ar livre é muito importante, afinal, ele vai servir como pano de fundo para a sua decoração, por isso, é necessário que o casal sente e converse o que mais agrada aos dois se é um casamento na praia, no campo ou mesmo com uma paisagem urbana de fundo.

Para o casamento ao ar livre que ocorra em locais públicos como praças, praia ou em um parque é necessário entrar em contato com a prefeitura para ver como é a autorização para realizar a cerimônia e a festa, além de já ter que ir preparado para o olhar de curiosos.

casamento simples ao ar livre na praia Foto Pinosy© Viva Decora casamento simples ao ar livre na praia Foto Pinosy

Caso você prefira algo mais reservado o mais recomendado é alugar uma chácara ou sítio para a sua festa de casamento ao ar livre, ou se houver a possibilidade é interessante usar uma fazenda ou chácara da família ou de um amigo próximo que possa emprestar. Como esses locais costumam ser mais afastados é importante que no convite de casamento ar livre simples possua um mapa explicando como chegar ao local do evento.

decoração de casamento ao ar livre na fazenda Foto Etsy

Horário do casamento ao ar livre

Muita gente pensa que o casamento ao ar livre só pode ser feito durante o dia, mas isso é um engano. Após decidir data e local, o mais importante é escolher o horário da festa, afinal, isso vai influenciar muito a sua decoração de casamento ao ar livre.

No casamento ao ar livre de matutino o clima é mais leve e o ar mais fresco, por isso, um casamento simples ao ar livre com poucos convidados é uma escolha mais interessante. Mas lembre-se de investir em uma cobertura com tecidos claros e leves para proteger os convidados caso esteja muito sol.

decoração rústica para casamento simples ao ar livre com flores rosa no altar Foto Home Decoo

Já para o casamento ao ar livre de tarde a maior vantagem é contar com o pôr do sol como cenário, para isso, a festa de casamento ao ar livre na praia é uma excelente escolha.

Mas para os noivos que preferem um casamento ao ar livre a noite é preciso também usar uma cobertura leve para os convidados poderem se proteger caso a temperatura caia um pouco, e além disso vocês não vão contar com a luz natural no casamento ao ar livre a noite, para isso, invista em uma aconchegante iluminação com velas, tochas e cordão de luz.

festa de casamento ao ar livre a noite decorada com pisca pisca Foto Etsy

Tenha um plano B

Para fugir de possíveis dor de cabeça é muito importante investir em um plano B para a sua cerimônia e festa de casamento ao ar livre, isso é importante porque caso o tempo mude e chova você vai precisar de um local para abrigar os seus convidados.

Para isso, você pode investir em coberturas fáceis de montar ou mesmo já deixar um salão de festa organizado para imprevisto, caso o casamento ao ar livre seja em uma fazendo ou mesmo uma chácara que possua uma casa maior você pode fazer uso desse espaço para receber seus convidados caso ocorra algum contratempo.

festa de casamento ao ar livre decorado com pequenas velas suspensas e arranjos de rosas Foto MODwedding

Confira nossa galeria com mais ideias de decoração de casamento ao ar livre

Comentários

comentários