Saúde

11 sinais que podem indicar a escoliose

O problema é caracterizado por uma curvatura na coluna, mas nem sempre isso causa dor; veja como identificar.

A escoliose é caracterizada por uma curvatura lateral da coluna vertebral, em formato de “S”, que pode afetar a saúde e deixar o corpo sem alinhamento, já que o correto é ter a coluna totalmente vertical, como se uma linha fosse desenhada com uma régua. O problema pode causar desconfortos, problemas respiratórios e até para caminhar.

De acordo com especialistas, é importante prestar atenção a esses sinais e, se notar algo, procurar um médico, que irá fazer um raio-X para determinar se você, de fato, tem escoliose e, se for o caso, prescrever algumas opções de tratamento. Veja alguns desses sinais:

1. Um dos seus ombros é mais alto que o outro

FOTO: ISTOCK

Uma maneira fácil de detectar a escoliose é simplesmente se olhar no espelho, ficar em pé, reta, e verificar se um dos seus ombros parece ser mais alto do que o outro. Muitas vezes a escoliose começa ainda na infância, durante uma fase de crescimento, e a curvatura da coluna muda o alinhamento natural dos ombros.

2. O ossinho do tórax aparece mais em um lado

FOTO: ISTOCK

Junto com ombros irregulares, você pode notar que sua caixa torácica aparece mais de um lado. Isso acontece devido à curva anormal da coluna, que se desloca para o lado e cria uma mudança nas estruturas associadas, como a pélvis e a caixa torácica, dando a aparência desigual.

FOTO: ISTOCK

Se a coluna vertebral estiver curvada, pode fazer com que uma perna pareça mais curta do que a outra. Você pode notar isso observando se suas calças sempre parecem diferentes em cada perna ou se uma bainha fica arrastando no chão, enquanto a outra não.

4. Suas camisas são sempre amassadas de um lado

FOTO: ISTOCK

É claro que os amassados da roupa não significam necessariamente escoliose, mas se você percebe que isso acontece sempre, pode ser um sinal muito sutil. Isso porque a escoliose pode causar uma “corcunda” nas costas, com um lado se destacando mais que o outro. Se essa corcunda estiver fazendo a camisa se encostar na cadeira o dia todo, mas apenas de um lado, você provavelmente notará mais amassados nessa área.

5. Uma manga é sempre mais longa do que a outra

FOTO: ISTOCK

Se você não notou muita diferença nas pernas da calça, pode notar que uma manga das camisas é sempre mais longa do que a outra, independentemente do tamanho que você compre. Dependendo da localização da curva, os ombros podem ser desiguais. As mudanças na postura também podem causar a impressão de que uma manga é mais curta do que a outra.

6. Seus sapatos ficam mais gastos de um lado que do outro

FOTO: ISTOCK

7. É estranho carregar bolsas ou mochilas

FOTO: ISTOCK

Se as costas tiverem curvas, um lado do corpo será mais baixo que o outro, podendo causar mudanças sutis na forma como suas roupas ficam no corpo, bem como no jeito que você carrega uma bolsa ou mochila. Se você tem preferência por segurar a bolsa de um lado e não do outro, ou está constantemente ajustando sua bolsa enquanto anda, pode ser um sinal.

Leia também: 6 exercícios que você deve evitar ou tomar muito cuidado ao fazer na academia

8. Às vezes você se sente estranha ao caminhar

FOTO: ISTOCK

Novamente, por conta da relação entre a escoliose, a postura e o andar, você pode notar que não balança os braços de uma maneira comum, por igual. Isso porque a diminuição do espaço do braço no lado da curva pode afetar o balanço do braço com a caminhada.

9. Você tem dor muscular crônica

FOTO: ISTOCK

Se o seu corpo está ligeiramente sem alinhamento, podem surgir algumas dores desagradáveis, porque os músculos acabam ficando apertados ou fracos com o tempo.

FOTO: ISTOCK

Embora seja confortável dobrar os joelhos e se inclinar um pouco enquanto está de pé, veja se você está constantemente colocando mais peso em uma perna do que a outra. A escoliose cria desequilíbrios pélvicos que muitas vezes facilitam a posição assimétrica com mais peso em um pé, ou sempre com um atrás do outro.

11. Às vezes fica difícil respirar

FOTO: ISTOCK

Se você se sentir um pouco desconfortável quando respira profundamente, ou às vezes um pouco sufocado, pode ser devido à escoliose, que limita a expansão da caixa torácica.

Quanto mais cedo você observar esses sinais e começar o tratamento, melhor. Há diversas maneiras de lidar com o problema, como fisioterapia, aparelhos de suporte para a postura, cinta de apoio, exercícios para reduzir a pressão sobre os músculos e os ossos associados à coluna vertebral, entre outros.

Comentários

comentários