Saúde

Massoterapia: conheça todos os benefícios que ela pode proporcionar

A massoterapia consiste em um conjunto de manobras manuais para alívio de dores e bem-estar em geral. É um conjunto de procedimento de massagens com os mais variados fins, como alívio de dores e estresse, por exemplo.

Massoterapia: para que serve?

ISTOCK

  • Alívio do estresse
  • Alívio de dores e tensões
  • Relaxamento muscular
  • Liberação de toxinas pela corrente sanguínea
  • Ajuda a combater a celulite e a gordura localizada
  • Aumento da flexibilidade
  • Melhora da circulação sanguínea
  • Sensação de bem-estar

Os benefícios são diversos, desde o relaxamento, a melhora de humor, até o auxílio em algum tratamento médico. Ela potencializa o sistema imunológico, trata alguns níveis de depressão, traz alívio da ansiedade e estresse, reduz dores, entre outros.

A massagem para fins estéticos tem sido muito procurada e, de fato, ela contribui para combater a celulite e a gordura localizada. Isso porque as manobras auxiliam na estimulação da circulação linfática e sanguínea, aumento do metabolismo local e eliminação de toxinas.

Para quem a massoterapia é indicada?

ISTOCK

A massagem é indicada para todas as pessoas, porém existem alguns grupos de contraindicações e eles se diferem para cada tipo de massagem que será realizada pelo profissional. Por exemplo: uma pessoa hipertensa e cardíaca poderá fazer massagem, com cuidados e precauções. Gestantes podem fazer drenagem linfática, exceto no abdômen.

“O mais importante é você sempre buscar um profissional sério e capacitado para saber se você necessita de algum cuidado especial durante a sessão e sanar todas as suas dúvidas em relação às técnicas”, explica Tatiana.

ISTOCK

As massagens mais comuns que se encontram nas clínicas são: relaxante, terapêutica, drenagem linfática e estética. Tatiana frisa que existem diversos tipos de tratamentos e o profissional, junto ao paciente, encontra qual o melhor protocolo para seu atendimento e objetivo do paciente.

  • Terapêutica: a massagem terapêutica tem a intenção de eliminar anomalias e atrofias. Ela atua principalmente como uma forma de prevenção, mas também em forma de tratamento para dores e contusões musculares. Como, por exemplo, a massagem cervical, que trata torcicolos e cervicalgias.
  • Relaxante: a massagem relaxante, como o próprio nome já diz, busca o relaxamento físico e mental, combatendo as tensões, o estresse, a insônia, entre outros.
  • Estética: a massagem estética é dividida entre a facial e corporal. No caso da estética corporal, tem uma missão um pouco ingrata, uma vez que o profissional necessita também muito da “ajuda” do paciente. São usadas técnicas e cosméticos para que auxilie no emagrecimento e redução de medidas, mas o resultado final fica também na dependência do controle alimentar e do exercício físico do paciente. Caso o profissional e paciente não tracem juntos um objetivo e protocolo de emagrecimento, o resultado pode não ser o esperado.
  • Drenagem linfática: a drenagem linfática elimina os excessos de líquidos e ativa a circulação sanguínea. Livre de resíduos, as células passam a receber melhor os nutrientes, contribuindo assim para a desintoxicação, combate da celulite, mas, principalmente, eliminando o inchaço corporal.

Manobras manuais da massoterapia

Existem algumas manobras manuais usadas pelos profissionais para que a experiência da massoterapia seja mais eficaz e atinja os mais diversos objetivos, de acordo com cada pessoa. Confira quais são eles:

  • Deslizamento superficial: é o primeiro contato com o cliente. Deve ser uma manobra lenta, suave, com ritmo uniforme, preparando assim o local a ser massageado.
  • Deslizamento profundo: movimentos rápidos e imprimindo uma relativa pressão sobre os músculos, buscando o aquecimento da região massageada (hiperemia). É realizada em direção ao coração (centrípeta), com finalidade de auxiliar o retorno venoso.
  • Amassamento: manobra de compressão e grande mobilização do tecido a ser tratado. Tem por finalidade desobstruir, desagregar e forçar a saída de líquidos, resíduos e toxinas existentes no organismo ou no sistema muscular.
  • Fricção: quando executada em ritmo rápido e profundo é a manobra de maior aquecimento.
  • Drenagem: manobra de pressão constante e lenta com as duas mãos que tem por finalidade deslocar os líquidos e toxinas liberadas dos tecidos pelas manobras anteriores.
  • Percussão: realizada sobre a musculatura, ativa o tônus por contração.

Benefícios não faltam para você marcar uma sessão de massoterapia e aproveitar todas as vantagens da técnica. Mas lembre-se: procure sempre um profissional capacitado!

Comentários

comentários