Brasil

Paraguai suspende licitação de ponte na fronteira com Brasil

O presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, anunciou nesta quarta-feira (14) o adiamento da licitação para a construção da ponte que unirá as cidades de Carmelo Peralta (Paraguai) e Puerto Murtinho (Brasil). Segundo o presidente. cerca de 30 milhões de dólares que seriam usados ​​no projeto serão redirecionados para a área de saúde. As informações são da agência oficial de notícias do país, IP.

A licitação teve aporte de recursos da margem direita da Itaipu Binacional de 30 milhões de dólares. Seria a contrapartida paraguaia para a construção de outra ponte, essa ligando Foz do Iguaçu a Presidente Franco, paga com recursos do lado brasileiro da binacional.

“Tendo em conta as possíveis necessidades do nosso sistema de saúde, damos prioridade ao que é mais importante hoje. Por isso dei a ordem de adiar a concorrência para a construção da ponte”, relatou Abdo Benítez.

Recursos da ponte já estão disponíveis
De acordo com o presidente. “isso já estará disponível caso seja necessário algum tipo de investimento. Com certeza teremos uma grande demanda de material médico e outras despesas que o Ministério da Saúde exigir”, reforçou.

Mario Abdo Benitez destacou ainda que a continuidade da licitação será reavaliada no período do final de junho e os primeiros dias de julho. Ele explicou que se forem utilizados todos os recursos na saúde, ou seja, os 30 milhões de dólares, o processo poderá ser adiado para 2022.

AItaipu Binacional, segundo lembrou o presidente, já contribui com mais de 33 milhões de dólares para fortalecer o sistema de saúde no país

Atualmente estão em construção 63 Unidades de Saúde da Família (USF), distribuídas nos departamentos de Alto Paraná e Caaguazú, bem como na região do Chaco paraguaio.

Números da pandemia no Paraguai
O Paraguai se aproxima dos 5 mil mortos pela covid-19. Até esta terça-feira (13), haviam sido registrados 4.978 óbitos pela doença no país, com pouco mais de 240 mil casos. A população total do país é de 7,3 milhões de habitantes.
Paraná Portal

Comentários

comentários