Mandaguaçu

Campanha de vacinação contra a gripe possui calendário diferenciado

Vacinas de rotina estão suspensas temporariamente

Teve início nesta segunda-feira (23), em Mandaguaçu, a campanha de vacinação contra a gripe (Influenza). Os primeiros dias, da primeira fase da campanha, contemplarão apenas os profissionais da saúde. Na sequência, os indivíduos a partir dos 60 anos também serão imunizados. Não vai faltar vacina para o público-alvo.

No intuito de evitar a exposição dos idosos neste período crítico de pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a vacinação contra a gripe desse grupo prioritário iniciará a partir do dia 30 de março. Para tanto, serão dispostas barracas de atendimento em frente às Unidades Básicas de Saúde (UBSs), facilitando o acesso à vacina e evitando a aglomeração de pessoas em ambiente fechado.

Os usuários que se deslocarem de carro até a UBS de referência serão atendidos no sistema “Drive-Thru”, ou seja, serão vacinados dentro do próprio automóvel. Aqueles que não dispuserem deste meio de locomoção serão organizados em fila, respeitando a distância mínima entre as pessoas.

O Departamento de Saúde de Mandaguaçu informa que, a necessidade de seguir o novo calendário de vacinação contra a Influenza, é em virtude do risco da pandemia do coronavírus. Destaca-se a necessidade de redobrar os cuidados nesta semana, pois a expectativa é que entre os dias 23 a 29 de março será o período de pico de transmissão do coronavírus.

A orientação geral é para que todos permaneçam dentro das próprias residências a fim de evitar contágio ou a transmissão do vírus. As vacinas de rotina estão suspensas temporariamente. O cronograma de vacinação do município está alinhado com o Ministério da Saúde e vai até o dia 26 de abril.
PMM

Comentários

comentários