Maringá

Guarda Municipal: cada vez mais no comércio, nas escolas, bairros e espaços públicos

Uma Guarda Municipal cada vez mais próxima do cidadão. Esse é um dos objetivos da corporação, vinculada à Secretaria de Segurança Municipal, que potencializa ações no comércio, nos bairros, escolas e espaços públicos. Neste ano, foram mais de 400 abordagens, 338 atendimentos contra violência à mulher, 913 apoios ao Samu, entre outras atividades, totalizando mais de 3,3 cumprimentos de ordens de serviço.
O Estatuto da Guarda Municipal, esperado há longos anos por servidores, sancionado e que entra em vigor no próximo dia 7, será fundamental para ações da corporação nas ruas. A Lei possibilita o armamento da Guarda Municipal garantindo mais segurança nas ocorrências. 59 agentes já estão formados e habilitados. Em fase final, o processo de liberação do porte tramita na Polícia Federal.
Além de requisito para o armamento, o Estatuto cria a Corregedoria a fim de garantir a correta aplicação da lei, padronizar procedimentos e evitar abusos dos agentes. A Lei apresenta ainda os valores sociais dos guardas que devem atuar de forma ética e moral em todas as ações. Embora o estatuto não esteja em vigor, a Guarda Municipal foi reforçada com as especialidades Patrulha Maria da Penha e mais recentemente com a Patrulha Escolar nas unidades de ensino do município.
A estratégia também é integrar ainda mais o trabalho com a Polícia Civil, Militar e outras forças de segurança. Exemplo disso é a Operação Natal que atende a Maringá Encantada, cuja expectativa é receber mais de 1,2 milhão de pessoas. A ação de planejamento também conta com a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), Secretaria de Saúde e Fiscalização da Secretaria de Fazenda (Sefaz).
Desde o início das festividades há reforço no efetivo nas praças da Prefeitura, Catedral, Napoleão Moreira e outros espaços com grande movimentação de pessoas. Plataformas elevadas na Praça Renato Celidônio contribuem com o trabalho preventivo. Toda a operação de Natal conta com o apoio das câmeras de videomonitoramento, recurso silencioso mas de grande alcance para o combate ao vandalismo e ação de marginais.
Precisa da atenção da Guarda? ligue para o fone 153 (serviço 24 horas)
PMM

Comentários

comentários