Maringá

MOBILIDADE Pesquisas sobre PlanMob começam em março de 2020

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Maringá (Semob) passou por uma capacitação hoje, 4, de manhã para as pesquisas sobre o Plano de Mobilidade (PlanMob). Trabalho em campo começa em março de 2020 com pesquisas sobre transporte coletivo, tráfego, origem/destino, carga urbana, entre outros aspectos. Orientações foram passadas pelo diretor da Cidade Viva (empresa vencedora da licitação), Ricardo Mendanha, e o coordenador, André Barra.
A Cidade Viva contratará pessoal para fazer a enquete com moradores, motoristas e pedestres nas residências e ruas. Cada pesquisa leva, em média, 40 dias e uma equipe local com 35 pessoas é contratada temporariamente em períodos diferentes. Informações embasarão o PlanMob.
Trabalho só começa em março porque não é feita pesquisa durante as férias. Isso porque muda muito a rotina da cidade no final do ano com maior fluxo de veículos, pessoas de outras regiões na cidade, entre outros. Um exemplo é a interdição de vias perto das praças da campanha Maringá Encantada, mudando perfil do trânsito no centro da cidade. E que daria uma realidade diferente do que é a cidade durante o ano. De agora até março o PlanMob tem avaliações de documentos, estatísticas, localidades e planejamento.
Ricardo Mendanha avaliou como positiva a primeira audiência do PlanMob na noite de ontem, no auditório Helio Moreira. Ele fez anotações das sugestões do público, recebeu documentos e classificou como muito participativa. O PlanMob deve ficar pronto em setembro de 2020 e será anexado ao Plano Diretor de Maringá. Orientações para Semob terminam amanhã com reuniões sobre diferentes temas.
* Confira como foi a audiência sobre o PlanMob ontem: http://www2.maringa.pr.gov.br/site/index.php?sessao=c827eec0a555c8&id=35761

PMM

Comentários

comentários