Maringá

Vacinação Saúde imuniza 263 pessoas contra o sarampo no Dia D

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, vacinou 263 pessoas contra o sarampo durante o Dia D de Mobilização realizado no último sábado, 30. O grupo prioritário de 20 a 29 anos contou com 168 imunizados. Embora não haja meta, a estimativa populacional da faixa etária é de 70 mil.

Também imunizadas 95 crianças de 6 meses e menores de 5 anos. Neste ano, três casos de sarampo foram confirmados em Maringá e 479 em todo o estado. A campanha nacional para interromper a circulação do sarampo e proteger grupos mais acometidos pela doença no país iniciou no dia 7 de outubro.

No Dia D, último dia de campanha, todas as Unidades Básicas de Saúde estiveram de plantão, das 8 às 17 horas, para a vacinação dos grupos prioritários. Apesar do término da campanha, quem ainda não tomou a vacina pode procurar uma Unidade Básica de Saúde.

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbitos, particularmente em crianças desnutridas e menores de cinco anos de idade. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após.
Saiba mais
Secretaria Municipal de Saúde – Coordenadoria de Imunobiológicos – fone: 3218-3121
PMM

Comentários

comentários