Dicas

13 dicas de como tirar foto sozinha com o celular

Um dos motivos de avaliação na hora de comprar um smartphone, certamente é a qualidade das fotos que você vai tirar com ele. Dos aparelhos mais baratos aos mais caros, todo mundo quer um custo-benefício que ofereça bons resultados no uso da câmera. E, com as redes sociais, nossa vontade de tirar fotos bem-feitas aumentou: queremos criar conteúdos esteticamente agradáveis. Mas você já pensou em como tirar foto sozinha?

Podemos ser muito criativos na hora de tirar fotos de nós mesmos. Não precisamos ficar refém das selfies nem de alguém que esteja disponível para sempre nos fotografar. Além do celular, podemos recorrer a alguns recursos que nos ajudarão no clique perfeito! Separamos algumas dicas para vocês!

Como tirar foto sozinha com o celular

Antes de tudo, planeje

Para o começo de tudo, é importante que você se planeje. Sabendo como você quer as suas fotos e para qual objetivo, tudo fica mais fácil. Tenha em mente o que você quer do resultado final das imagens e comece a trabalhar para que isso dê certo. Aliás, esse é o jeito que muitos fotógrafos profissionais ou cineastas trabalham em suas produções: planejando!

Escolha um bom ambiente

Escolher uma boa ambientação para seus cliques é fundamental! Para isso, é importante você saber qual é o objetivo da sua imagem: você quer mostrar um look, um novo corte de cabelo, quer mostrar uma paisagem da sua cidade? Depois disso acertado, escolha um lugar que tenha tudo a ver com seu desejo.

Atente-se à iluminação

Junto da escolha de um bom lugar, é importante prestar atenção à iluminação dele. Precisa ser um ambiente com bastante entrada de luz. Embora as luzes artificiais de lâmpadas possam ser muito interessantes, dê preferência a espaços com entrada de luz natural, mesmo que esteja nublado. Isso facilitará na hora de tirar e editar suas fotos.

Caso você queira uma foto noturna, aí, sim, as luzes de lâmpadas podem ser muito úteis: busque áreas com lâmpadas de lustres, postes, luminárias etc.

Preste atenção aos detalhes

Os detalhes fazem total diferença na hora de compor uma foto. Perceba se a roupa e o cenário combinam, por exemplo. Ou se o lugar não tem nada que vá desviar a atenção do foco da foto. Ou ainda, você pode incrementar o ambiente com coisas que darão um charme especial. Mas lembre-se: menos é mais, então, não exagere!

Use um tripé

Já se perguntou como tirar foto sozinha e regular a altura da imagem? Um tripé é mais do que um aliado na hora de produzir suas fotos. Em alguns casos, ele é fundamental! Ele serve para que você acerte a altura do celular em relação ao objeto fotografado.

Imagens que têm a altura desregulada podem passar uma impressão contrária do objetivo proposto, além de não mostrar a pessoa e o cenário fotografados. Uma foto com a altura bem alinhada é uma foto bem tirada!

Evite a contraluz

Seja com luz natural ou artificial, é de extrema importância evitar a contraluz. Estar na contraluz significa estar do lado contrário de onde se ilumina, fazendo com que o objeto fotografado fique sombreado. Isso dificulta a leitura do que está na imagem e só funciona se você quiser tirar uma foto sombria.

Ajuste a exposição

Quando ajustamos a exposição, estamos mexendo no obturador digital da câmera do celular. Quanto mais tempo o obturador aberto, mais luz ele vai captar e isso pode trazer um ótimo resultado para a sua foto.

Aparelhos comuns permitem que o obturador fique até 30 segundos aberto. Mas este é um recurso que serve mais para quem vai tirar fotos artísticas ou de longa exposição. Se a sua foto é simples, utilize o modo padrão de exposição.

Configure o HDR

HDR significa High Dynamic Range, que, em tradução direta, quer dizer ‘alto alcance dinâmico’. Ele serve para balancear o contraste nas fotos, a depender do local onde elas estão sendo registradas.

A dica é configurar para o modo padrão e só ativá-lo caso seja preciso, que é quando existe muita luz e sombra no cenário escolhido, fazendo com que fique difícil criar um balanço entre tudo. Usando o HDR sem necessidade, a foto pode ficar muito contrastada, trazendo um aspecto negativo para a imagem.

Abuse do disparador automático

O disparador automático é a ferramenta que automatiza os cliques. Com ele, você não precisa clicar toda vez que quiser fotografar. Isso permite que você tenha mais liberdade para posar e deixar o aparelho afastado de você, deixando o enquadramento que você quiser.

Associe isso à ferramenta Timer, que cronometra o momento do início dos cliques. Nesse tempo, você pode se preparar e fazer poses. É uma baita ajuda, caso você queria saber como tirar fotos sozinha e não precisar ficar indo e vindo.

Observe as configurações avançadas

Toda câmera de celular tem a opção de configurações avançadas. Ao clicar neste recurso, você verá opções que podem te auxiliar a ter melhores resultados. Navegue por lá, fazendo testes, e veja o que serve ou não para você.

Faça isso de preferência antes do momento da foto oficial, como uma espécie de ensaio. Como cada modelo de smartphone tem suas especificações próprias, que você pode procurar no manual ou em tutoriais específicos para o seu aparelho.

Utilize programas de edição

Depois de feitas as fotos, você pode utilizar programas ou aplicativos de edição de imagem para dar os ajustes finais. Não se trata de alterar a sua aparência ou algo assim, mas configurar o contraste, o brilho, a luminosidade etc. Isso tudo pode fazer com que sua foto fique mais próxima da imagem que você pensou.

Busque inspirações

Inspirações sempre são bem-vindas no momento de pensar e fazer suas fotos. Elas servem como referência de enquadramento, estilo, figurino e poses, por exemplo. Você pode colher estas inspirações nas próprias redes sociais, como Instagram ou Pinterest.

Deixe a vergonha de lado

Agora, fundamental neste processo todo de como tirar foto sozinha é você deixar a vergonha de lado e abusar dos cliques. Com o tempo, você vai pegando a manha de como se fotografar sem o auxílio de ninguém e isso tudo vai ficando cada vez mais natural. A dica é se jogar e experimentar!

MSN – Dicas

Comentários

comentários