Dicas

Blindagem capilar: como proteger e restaurar os fios com esse tratamento

Na hora de cuidar dos fios de cabelo, há uma variedade de tratamentos. E uma das técnicas que tem feito (literalmente!) a cabeça de muitas pessoa é a blindagem capilar. Mas, afinal, como é realizada essa técnica e para qual tipo de cabelo ela é ideal?

Para tirar suas dúvidas, conversamos com Evandro Buratti, hairstylist e sócio do salão Concept Hair, no Rio de Janeiro. Confira todas as informações a seguir!

O que é e para que serve a blindagem capilar

Como o próprio nome já sugere, “blindar” o cabelo significa protegê-lo de danos ocasionados por procedimentos químicos. Ou ainda outros fatores, como poluição, alteração hormonal e até mesmo a idade.

A blindagem capilar serve para restaurar e realinhar os fios que ficaram danificados ao logo do tempo. Com esse procedimento, é possível repor os nutrientes perdidos, desde as camadas mais profundas dos fios (núcleo) até o córtex.

Saiba mais sobre blindagem capilar

ISTOCK

Agora que você sabe que essa técnica é capaz de restaurar os fios que sofreram alguma alteração (como procedimentos químicos), o hairstylist Evandro Buratti faz outras orientações bem importantes: será que todo mundo pode usar? Qual o valor da blindagem capilar? Essas e outras informações compartilhamos com você, abaixo:

  • Quando a blindagem capilar é recomendada? Ela é geralmente recomendada para homens e mulheres que não estão satisfeitos com a aparência dos cabelos. Quem procura a blindagem capilar como tratamento pode já ter usado processos de alisamentos muito agressivos, estar incomodado com excesso de frizz ou ainda por conta dos cabelos cacheados, com fios sem vida.
  • Quanto tempo dura? De acordo com Evandro Buratti, o procedimento realizado no salão tem durabilidade de três a quatro meses, em média.
  • Qual o preço? O valor pode variar bastante. Aqui, há vários fatores para determinar um preço, que vão do tipo de cabelo até a cidade onde você mora. Mas a partir de 350 reais é possível realizar a blindagem capilar em um salão que oferece um serviço de qualidade.
  • Há alguma contraindicação? Um cabelo com corte químico (que teve os fios partidos por algum procedimento muito agressivo) está muito sensível para receber o tratamento. Nesse caso, o hairstylist indica nutrições leves e ainda destaca a importância de procurar um dermatologista, para uma avaliação bem criteriosa e segura.
  • É necessário realizar algum teste para saber se a pessoa tem alergia ao produto?Sim! Evandro explica que, no primeiro momento, há uma análise dos cabelos. Durante a conversa com sua cliente, uma pequena quantidade do produto é aplicada na curvatura do seu cotovelo ou atrás da orelha. O produto deve agir por no máximo 40 minutos e, após, há o enxágue com água morna. Após 24 horas, uma análise irá verificar se há sinais de erupções cutâneas, vermelhidão, inchaço, ardor ou coceira.
  • Gestantes pode fazer a blindagem capilar? Durante a gestação (e também durante a fase de amamentação) é muito importante que qualquer tratamento, seja no cabelo ou em outras áreas do corpo, seja realizado com uma orientação médica. Caso o médico permita, a blindagem capilar pode, sim, ser realizada no momento da gravidez.
  • Para fios loiros, existe alguma orientação especial? De acordo com Evandro, precisamos ter cuidado com a temperatura da prancha, que pode ocasionar o amarelamento dos fios.
  • É melhor realizar a blindagem capilar em casa ou no salão? No salão, com um profissional qualificado, há a certeza de que a técnica será realizada da forma mais segura e correta. O profissional saberá exatamente a dosagem do produto e a forma como o mesmo deve ser aplicado.

Com todas essas orientações, agora você já sabe quando a blindagem capilar deve ser utilizada. E se o seu cabelo estiver precisando de uma restauração, esse procedimento pode ser uma boa solução.

Onde comprar produtos de blindagem capilar

Caso você queira comprar o produto, a vantagem é que várias lojas de cosméticos (inclusive lojas aqui na internet!) oferecem marcas de qualidade. Mas lembre-se: se for fazer em casa, siga rigorosamente o passo a passo indicado na embalagem.

 

ISTOCK

  1. Blindagem Capilar Forever Liss Biomimética
  2. Máscara Blindagem Capilar Hibisco Yenzah, na Loja Super Bonita Cosméticos
  3. Blindagem Phinna Profissional
  4. Eudora Siàge Blindagem Dos Fios
  5. Blindagem Capilar 3 R Sensation Cosmetics, na Beleza Pink

Como você pôde observar, há blindagem capilar de diferentes marcas e valores. Ou seja: tem para todos os gostos, e bolsos também! Assim é possível manter os cabelos alinhados sem precisar realizar um alto investimento.

Como fazer blindagem capilar

Aqui nesta matéria, nós já explicamos para você sobre a importância de realizar essa técnica com um profissional qualificado: ele vai usar um produto de qualidade, na quantidade ideal e de forma segura. Porém, se você resolveu comprar o produto e não quer ter dúvidas na hora de aplicá-lo, os vídeos a seguir contam com dicas importantes. Vale a pena assistir!

Cabelo bastante selado

O interessante desse vídeo é que a blindagem capilar foi realizada em dois tipos de cabelo: um era liso e o outro, ondulado. O resultado, em ambos, foi de um cabelo selado, comprovando que essa técnica é capaz de reparar e proteger a fibra capilar.

Blindagem capilar para cabelos descoloridos

Um ótimo vídeo para saber como a blindagem capilar pode proporcionar uma verdadeira reconstrução em fios descoloridos. Esse vídeo, aliás, também destaca a importância de seguir as instruções da embalagem e ressalta que, embora seja eficaz, essa técnica não é para ser realizada sempre: pode ser feita uma vez por mês ou a cada 15 dias, dependendo do quanto o seu cabelo estiver danificado.

Fios loiros bonitos e saudáveis

Se você resolveu pintar os cabelos de loiro, sabe que é preciso ter um cuidado especial para manter os fios saudáveis. Esse vídeo mostra todo o passo a passo da blindagem capilar e, o melhor, apresenta o resultado final – um cabelo mais alinhado e com muito brilho.

Com um produto de qualidade e seguindo precisamente todas as instruções, é possível realizar a blindagem capilar, garantindo uma ótima reconstrução dos fios.

Assuntos: Cabelos

Dicas de Mulher

Comentários

comentários