Dicas

Como acabar com mofo de vez: dicas caseiras práticas!

Todo mundo já passou pela desagradável situação de abrir o armário para pegar aquela roupa que você não usa há algum tempo e descobrir que está com cheiro de mofo, certo? Ou até mesmo pelo susto de se deparar com aquela mancha nas paredes e cortinas dos cômodos com menos circulação. Felizmente, a solução para o problema é simples e envolve itens comuns da despensa como vinagre, bicarbonato de sódio e sabão em pó. Descubra como acabar com mofo com a lista de truques caseiros a seguir.

Remover o cheiro de mofo das roupas e sapatos
Se a roupa está com cheiro de mofo (também funciona com cheiro de suor) e você não tem tempo de lavá-la, borrife-a com vodca. Coloque um pouco de vodca (a tradicional, sem sabores especiais) em uma garrafa com spray e borrife a roupa. A vodca mata as bactérias causadoras do odor e, como é relativamente inodora, você não vai ficar parecendo alguém que acabou de vir do bar. E terá a sensação de que suas roupas foram secas ao sol.

Prevenir o mofo nas roupas
Para evitar o cheiro ruim, passe um pano umedecido com vinagre nas superfícies internas do guarda-roupas ou armário.

Tirar mancha de mofo das roupas
Se você jogou seu moletom encharcado na mala do carro ou no cesto de roupa e esqueceu dele, quando o encontrar, lá estará a mancha de mofo. Se a peça for branca e toda de algodão, e a mancha for relativamente nova, você está com sorte. Misture 2 colheres de sopa de água sanitária a 1/3 de xícara de água e jogue sobre ela. Depois lave. A água sanitária deve eliminar os esporos que causaram o mofo.

Para remover o mofo de roupas coloridas e peças de tecidos sintéticos, lave-os com alvejantes para todos os tipos de tecidos. Mas lembre-se de que, quanto mais antiga for a mancha, mais difícil será removê-la.

Acabar com mofo na máquina de lavar
Se você lavar a roupa com água quente e água sanitária periodicamente, não terá esse problema. Mas se o cheiro de mofo já está lá, livre-se dele, juntamente com a sujeira e as bactérias acumuladas que o estão causando, enchendo a lavadora com água quente e uma xícara de alvejante ou vinagre, e deixando a máquina funcionar por um ciclo regular de lavagem.

Comentários

comentários