Dicas

Como tirar manchas do rosto: produtos e tratamentos para renovar a sua pele

São diversos os fatores que desencadeiam o surgimento de manchas na pele; umas podem ser mais fáceis de retirar e, outras, mais difíceis. A boa notícia é que existem produtos e tratamentos específicos para amenizar e até mesmo fazer sumir as manchinhas indesejadas. Apresentamos aqui um guia completo sobre como tirar manchas do rosto.

Aqui, você fica sabendo mais sobre os principais tipos de manchas, dicas de produtos e recursos médicos e caseiros que podem te ajudar a ter uma pele renovada. Confira!

Dermatologista explica como tirar manchas do rosto

A mestre em dermatologia pela Universidade de São Paulo, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da American Academy of Dermatology e professora de dermatologia da Unirio, Simone Veloso (CRM: 5255218-1), explica que “as discromias ou manchas são definidas como alterações na cor da pele, devido ao aumento ou diminuição da melanina. Algumas manchas na pele são sinais de nascença ou podem surgir com o tempo, como consequências de exposição solar excessiva, alergias, doenças e envelhecimento”. A seguir, saiba mais sobre os diferentes tipos de manchas e as principais perguntas sobre o assunto esclarecidas por Veloso.

Quais os principais tipos de mancha na pele?

Melasma: é caracterizada pelo surgimento de manchas escuras na pele, principalmente no rosto. Pode aparecer por causa de alterações hormonais (principalmente durante a gravidez) e exposição excessiva ao sol. As mulheres são mais propensas a desenvolverem melasmas do que os homens;
Manchas causadas por espinhas: dependendo da gravidade das lesões, além das cicatrizes, a acne também pode deixar manchas na pele. A falta de uso de protetor solar e a manipulação das espinhas são fatores que deixam as manchas mais propensas ao escurecimento;
Acromias: são manchas brancas ocasionadas pela ausência de melanina, como albinismo (desordem genética na qual ocorre um defeito na produção da melanina) e vitiligo (dermatose de provável natureza autoimune);
Hipocromia: manchas brancas ocasionadas pela diminuição de melanina. A exemplo: pitiríase versicolor (conhecida como pano branco), micose superficial recorrente e não contagiosa e nevos (manchas, pintas e sinais) hipocrômicos de natureza congênita;
Hipercromias ou manchas escuras: surgem devido à produção excessiva de melanina. São comuns nas efélides ou sardas, peles claras, nevos, melasmas e hipercromias pós-inflamatórias.
É possível tirar manchas do rosto com produtos cosméticos? Quais são os mais indicados?

Leia também: Ácido tranexâmico: um ótimo aliado no tratamento de manchas e melasmas

“Os agentes despigmentantes mais utilizados no tratamento dessas manchas são a hidroquinona, os ácidos retinóico, glicólico, fítico, kójico e azelaico, a vitamina C, o Arbutin®, Antipollon HT®, VC-PMG (fosfato-ascorbato de magnésio) e o fenol (citotóxico). Outras terapias também podem ser utilizadas, como a microdermoabrasão e a dermoabrasão, o laser e os peelings químicos.”

A pomada de hidroquinona realmente funciona?

“Sim. A hidroquinona é uma substância indicada no clareamento gradual de manchas como melasmas, sardas, lentigos senis, e outras condições em que ocorre hiperpigmentação por produção excessiva de melanina. Porém a hidroquinona pode causar reações, como eritemia, vermelhidão da pele, sensação leve de queimação e hipersensibilidade ocasional, como dermatite de contato localizada. Outras reações menos frequentes, como ocronose exógena e manchas marrons reversíveis nas unhas também estão relacionadas ao uso da substância.”
Como evitar manchas no rosto?

“O uso do filtro solar é fundamental na prevenção.”

Leia também: Dermaroller: o aparelho que diminui rugas, manchas e até cicatrizes

Determinados alimentos podem ajudar a amenizar as manchas e melhorar o aspecto da pele?

“Além do uso do protetor solar, uma dieta saudável também pode auxiliar na diminuição dos danos causados pela exposição da pele ao sol. A ingestão de alimentos ricos em carotenóides, vitaminas C e E, e polifenóis pode fornecer proteção contra os efeitos dos raios UV. A exemplo: tomate, cenoura e aspargo.”

Veloso alerta ainda para os casos mais sérios de manchas que exigem tratamento médico especializado. “O primeiro passo é procurar um dermatologista para que este possa examinar e identificar a causa da mancha. Somente após a realização do diagnóstico será possível definir as opções terapêuticas”.

Onde comprar produtos para tirar manchas do rosto
Manchas superficiais e pouco escuras podem ser tratadas a partir do uso de cremes, séruns e argilas com fórmulas específicas de ação clareadora. Confira a lista de produtos que preparamos para você!

Creme Multi-Clareador Facial Renew Clinical Avon, na Avon
Fluido Clareador Anti-idade FPS30 Eucerin, na Privalia
Sérum Clareador de Manchas Adcos Melan-Off, na Beleza na Web
Sérum Clareador Pigmentclar Serum La Roche-Posay, na Época Cosméticos
Kit de Tratamento Clareador, na Quintal Dermocosméticos
Os produtos listados acima tratam melasmas, sardas, melanose, lentigo, pigmentação nas axilas e virilhas e até mesmo rosáceas e manchas na região dos olhos, como olheiras melânicas e vasculares. No geral, as fórmulas prometem clarear e deixar a pele com uma textura uniforme, além de oferecer proteção FPS 30 contra raios UVA e UVB.

Leia também: Ácido retinoico: conheça os benefícios desse ativo poderoso para a pele

Tratamentos caseiros para tirar manchas do rosto
Alguns tratamentos caseiros também podem servir de grandes aliados na missão de tirar manchas do rosto. Mas existem algumas ressalvas. O médico dermatologista da Clínica Mais Excelência Médica SP, Herbeth Sobral (CRM: 178229), afirma que os resultados dessas aplicações são baseados nas experiências das pessoas, ou seja, não possuem um fundamento científico comprovado. Assim, devem ser indicados por um dermatologista que irá analisar a pele do paciente e indicar o que pode ou não ser usado no tratamento caseiro.

Mesmo fora da linha dos tratamentos estéticos tradicionais, Herbeth afirma que alguns ingredientes específicos agem no clareamento de manchas no rosto. “Sabemos que a maioria dos medicamentos provêm de fontes naturais e podem ajudar a clarear as manchas, como a babosa, bicarbonato de sódio e a água do arroz”, completa.

Comentários

comentários