Dicas

Limpeza de casa: o que fazer para o ambiente ficar mais tempo organizado

Se você está morando sozinho pela primeira vez ou se casou há pouco tempo e está se vendo maluco para deixar a casa em ordem ao mesmo tempo em que tem que trabalhar ou estudar, este artigo é para você. Você sabia que com disciplina e planejamento é possível deixar tudo arrumado? Veja dicas de limpeza de casa neste conteúdo.

Afinal de contas, não há nada melhor do que chegar em casa depois de um dia exaustivo ou ainda terminar a jornada no home office e saber que poderá curtir a série favorita sem se preocupar com a louça suja e a cama desarrumada, não é mesmo?

Mas como fazer isso em meio a tanta correria e outras prioridades do dia a dia? Acompanhe as dicas a seguir.

10 dicas para manter a casa arrumada por mais tempo

Planeje-se com uma lista de tarefas

Imagine que cuidar da casa é como trabalhar. Afinal, você precisa cumprir tarefas e metas. Sendo assim, prepare uma lista de atividades. Assim, você pode aproveitar o fim do seu domingo para planejar como será a semana e quanto tempo você vai investir na limpeza de casa.

Evite objetos que acumulam poeira

A poeira é inevitável, seja em casa ou apartamento. Nesse sentido, evite ter muitos objetos pequenos na rack ou nos nichos. Além disso, prefira edredom em vez de cobertores. Se tiver pets em casa, tenha sempre à mão um aspirador de pó.

Arrume a cama todos os dias

A cama desarrumada causa uma poluição visual e uma sensação de desleixo. Por isso, habitue-se a dobrar a coberta e esticar o lençol e a colcha logo ao acordar. Assim, isso se tornará um hábito.

Sujou, lavou

Busque sempre lavar a louça após as refeições. Dessa maneira, a sua cozinha não acumula maus odores nem atrai insetos. Muitas pessoas só lavam a louça do almoço na hora do jantar, mas tente mudar esse costume.

Guarde os objetos após o uso

Terminou de usar a toalha de banho? Coloque no lugar. Chegou em casa e tirou os calçados? Coloque na sapateira ou guarda-roupa. Dessa maneira, ao guardar tudo após usar, você manterá a limpeza de casa.

Determine um lugar certo para cada coisa

Onde guardar os documentos, as roupas sujas, o material da faculdade e os mantimentos? Tenha sempre um lugar para cada categoria de objeto. Por consequência, você não perderá tempo procurando na hora que mais precisar.

Mantenha uma caixa para doação

Você pode contar com um baú decorativo ou uma simples caixa de papelão reforçado para poder guardar tudo aquilo que não usa mais, como uma peça de roupa ou um sapato. Dessa forma, quando a caixa encher, você já providencia a doação e não acumula objetos em casa.

Divida as tarefas

Se mais pessoas moram com você, dialogue para que elas também ajudem na missão de deixar a casa sempre limpa. Filhos pequenos podem ajudar nas pequenas tarefas do dia a dia. Assim, não pesa para ninguém.

Dê uma geral no banheiro na hora do banho

Em poucos minutos, você pode passar uma esponja na pia e na bancada ou ainda escovar o vaso sanitário. Mas também pode aproveitar o vapor da água quente do banho para limpar o box. Confira como tirar o mau cheiro do vaso sanitário.

Reserve um lugar para as bagunças

Tudo bem se você não tiver o tempo desejado para deixar as coisas no lugar. Sendo assim, tenha uma caixa para guardar as bagunças, como fone de ouvido, livro ou casaco antes de guardar no lugar certo. Pelo menos assim elas não ficarão espalhadas.

Separe 10 minutos do seu dia para a casa

Limpar a casa em doses homeopáticas traz seus resultados. Portanto, separe apenas 10 minutos da sua rotina diária e fique limpando a casa.  Assim, você pode organizar um cômodo por dia. No seu planejamento, limpe o banheiro num dia e a cozinha em outro. Afinal, se você morar em imóvel pequeno isso é ainda mais fácil. Ao final de 7 dias, você repete o ciclo. Mas não deixe de fazer uma faxina mais rigorosa uma vez por semana.  Concluindo, é possível viver em um ambiente harmonioso e cheiroso, mas é necessário planejar e ter disciplina nessa nova rotina de limpeza de casa.  Agora, reserve mais um tempinho para visitar o portal Lugar Certo e acessar mais dicas de limpeza, inclusive de como limpar piso de porcelanato.

Comentários

comentários