Dicas

Pimenta biquinho: descubra dicas de como cultivar esse tempero em casa

Se você não pode viver sem um leve toque picante em seus pratos, por que não cultivar esse tempero em casa? Então, descubra a seguir dicas sobre o plantio da pimenta biquinho.

Nada jamais poderá se comparar a temperos e hortaliças caseiros. Todo prato fica muito mais gostoso quando sabemos que os ingredientes utilizados foram criados com carinho. Se você está buscando começar uma horta em casa e adora um toque de ardência nos seus alimentos, então a pimenta biquinho pode ser uma boa aposta para dar início a esse projeto, pois são fáceis de cultivar e apresentam uma série de benefícios à saúde. Portanto, descubra a seguir dicas sobre seu cultivo.

Pimenteiras, como já se pode imaginar, amam calor! Elas tendem a preferir ambientes úmidos e quentes, mostrando todo seu potencial em temperaturas de 16ºC a 35ºC. Por isso, são perfeitas para o verão brasileiro, podendo ser expostas ao sol direto sem medo nenhum. Mesmo se você não tem um jardim, elas ainda podem germinar e crescer de forma extremamente saudável. Basta posicioná-las em uma janela onde bata bastante sol.

Plante em solo úmido

Pimenteira© Fornecido por Decor Style Pimenteira

Como uma planta tipicamente brasileira, a pimenta biquinho, além do sol, também adora climas úmidos. Por isso, é preciso regá-la diariamente para manter o solo sempre bem irrigado. Mas atenção para não exagerar, pois isso pode causar a morte das raízes. Uma dica? Use um pulverizador para regular a quantidade de água utilizada na rega. Além disso, essas plantas também prosperam em solos bem fertilizados. Então, aproveite os restos de comida e de qualquer outro tipo de matéria orgânica para deixar sua pimenta ainda mais robusta e saudável.

Pode uma vez ao ano

Para manter sua pimenteira ainda mais bonita e proveitosa, é preciso fazer a poda uma vez ao ano. Isso vai ajudar no crescimento e na germinação de novos frutos. Com a ajuda de uma tesoura, retire galhos secos, botões indesejados e galhos que ficam voltados para dentro. Ou seja, isso irá ajudar a estimular o crescimento de novos brotos e a tornar sua planta mais leve, abrindo espaço para novas hastes.

Quando colher a pimenta biquinho?

Imagem: Reprodução/Goumet a Dois© Fornecido por Decor Style Imagem: Reprodução/Goumet a Dois

Essa é a hora que todos esperamos… a colheita! Após o plantio inicial, é aconselhado esperar entre 80 a 150 dias para colher sua pimenta biquinho. É claro, que você deve avaliar o estado dos frutos, afinal, cada organismo, assim como qualquer ser vivo, segue um tempo diferente. Mas, via de regra, esse costuma ser o tempo de crescimento total da espécie. Depois disso, é só aproveitar a satisfação de colher os resultados de tanto tempo e dedicação e desfrutar do prazer de ter hortaliças frescas na preparação dos seus pratos.

Comentários

comentários