Dicas

Sentindo-se sozinho? Veja como lidar com a solidão

Ligações afetivas são fonte de alegria e um poderoso escudo contra o estresse e a solidão. Principalmente neste momento, em que estamos isolados em nossas casas e distantes de amigos e familiares, podemos nos sentir mais solitários. Mas é possível aprender a lidar com esse sentimento e diminuir a angústia que ele causa. Confira!

O que diz a ciência
As revistas científicas estão cheias de evidências de que manter os amigos por perto muda a bioquímica do cérebro, bombeando substâncias de alegria e bem-estar que reforçam a imunidade. Quanto mais pessoas próximas você tem, maiores são as chances de você ser mais saudável e viver mais; ao passo que ser solitário o coloca em risco de morte prematura, pressão alta, depressão e acidentes domésticos e no trânsito.

Quando se está sozinho por tempo demais (a definição de “tempo demais” é diferente para cada um de nós), os níveis de cortisol, um hormônio do estresse, sobem, aumentando as chances de doenças cardíacas, mentais e problemas do sono. As pesquisas sugerem que o cérebro registra o isolamento da mesma forma que registra a dor física. Por isso, lutar contra a solidão é fundamental para uma boa saúde.

Apesar desses indicativos científicos, cultivar amizades antigas e construir relacionamentos novos está se tornando um hábito esquecido. Em um estudo que analisou os hábitos sociais de 1.467 mulheres e homens em 1985 e novamente em 2004, descobriu-se que o número de pessoas que não tinham nenhum amigo íntimo dobrou para 25%. De modo geral, o número de companheiros nos quais os voluntários do estudo disseram poder confiar caiu 1/3.

Então, como lidar com a solidão?
Mesmo que neste momento você não possa sair para se encontrar com os seus amigos, é importante mantê-los por perto, seja por meio de chamadas de vídeo ou por conversas em aplicativos como o Whatsapp e Telegram.

Procurar se conectar às pessoas é sempre um exercício válido. Muitas vezes temos possíveis amigos em ambientes comuns, como uma rede social da qual fazemos parte, mas não nos aproximamos por timidez. É preciso encarar o medo de rejeição para perder a timidez e afastar a solidão da sua vida. Por isso, que tal mandar uma mensagem para aquela pessoa que você admira de longe?

Além disso, animais domésticos também contam (e muito!). Os amigos de quatro patas são parte da equação para uma vida longa, feliz e sociável. De acordo com a Dra. Deborah Wells, psicóloga da Universidade Queens, os donos de animais tendem a ser mais saudáveis. Isso acontece pelo contato com os animais domésticos diminuir os níveis de estresse em seus donos – contra-atacando um dos maiores fatores de risco associado a uma saúde ruim.

Por fim, aprender a lidar com a solidão, principalmente neste período de quarentena, também passa por se acostumar a aproveitar a própria companhia. Afinal, é possível ser feliz sozinha(o) e viver plenamente.

MSN

Comentários

comentários