Ambientes

Como higienizar corretamente seu sofá

Nada melhor do que se jogar no sofá depois de um longo dia, certo! Bom, se o sofá estiver sujo, tem, sim, coisas melhores. Mas, não vamos entrar em pânico! Com essas dicas, você vai conseguir deixar o seu sofá limpo como novo, se livrando mesmo das manchas mais difíceis!

1. Aspire o sofá

–© Reprodução/the spruce –

Essa é uma dica clássica: use um aspirador para limpar detritos e sujeira da superfície do sofá. Certifique-se de limpar as fendas onde se acumulam pelos dos bichinhos, migalhas de comida e sujeira. Se as almofadas não estiverem presas, remova-as e aspire os dois lados.

2. Limpe a estrutura

–© Sidekix Media/Unsplash –

Limpe os pés do sofá e outras partes que não sejam de tecido do sofá com uma mistura de água morna e sabão líquido.

3. Descubra o tipo de tecido

–© Lobacheva Ina/Unsplash –

Encontre a etiqueta no sofá e leia as instruções de como limpar o estofamento. Aqui estão os códigos encontrados nas etiquetas:

–© Lavemcasa/Reprodução –

A: A lavagem deve ser feita a seco, com qualquer tipo de solvente.

P ou F: A lavagem também é a seco, desta vez com hidrocarboneto ou percloroetileno, respectivamente. Esse tipo de limpeza só é feito por profissionais.

X: Não lavar a seco. Na verdade, o símbolo é um “x” cortando o círculo, para mostrar que esse tipo de lavagem é proibido.

W: Limpeza a úmido.

4. Remova manchas

–© Reprodução/the spruce –

Você pode usar um produto comprado ou fazer sua própria mistura de limpeza com ingredientes naturais que você tem em casa. Produtos de limpeza caseiros são mais baratos e mais gentis com a terra.

–© Hayes Potter/Unsplash –

Veja como limpar um sofá, por tipo de tecido:

1. Tecido

Misture 1/4 de xícara de vinagre, 3/4 de água morna e 1 colher de sopa de detergente ou sabão. Coloque em um borrifador e passe na área suja. Esfregue com um pano macio até que a mancha desapareça. Use um segundo pano umedecido com água limpa para remover o sabão. Seque com uma toalha.

© Good Housekeeping

2. Couro

Misture 1/2 xícara de azeite com 1/4 xícara de vinagre e coloque em um borrifador. Borrife na superfície do sofá e lustre com um pano macio.

3. Sintético

Misture 1/2 xícara de vinagre, 1 xícara de água morna e 1/2 colher de sopa de detergente líquido ou sabão em um borrifador. Borrife a área suja e esfregue com um pano macio até que a mancha desapareça.

5. Deixe o sofá secar

–© Lobacheva Ina/Unsplash –

Use uma toalha para absorver o excesso de água remanescente na superfície do sofá. Deixe o sofá secar ao ar. Se estiver úmido, você pode deixar um ventilador apontado para o sofá para secagem rápida. Isso é muito importante, porque a água pode causar mofo nas almofadas e nos tecidos.

MSN- Decoração

Comentários

comentários