Ambientes

Luminárias: 10 projetos para embelezar os ambientes

As luminárias são essenciais para montar o projeto de iluminação da casa. Sem elas, a decoração ficaria deselegante e as lâmpadas escolhidas, tristes e soltas no teto dos ambientes, sem contar que todas as casas teriam uma iluminação igual ou muito parecida, sem projetos elaborados. Muitas vezes não pensamos na importância desses itens, até que eles nos faltam.

Por isso, preparamos uma seleção de tipos de luminárias que você pode escolher. Temos certeza que você vai encontrar o modelo ideal para deixar seu lar mais bonito, aconchegante e iluminado.

Painel de LED

Belo e econômico, esse tipo de painel é uma escolha muito inteligente. Além da qualidade, as luzes de LED são capazes de economizar até 85% de energia, se comparadas à lâmpadas convencionais. Os paineis de LED são luminárias que oferecem iluminação direta no ambiente e possuem foco fixo. As luminárias LED aparecem em dois tipos mais comuns: O de sobrepor, que é uma luminária convencional, indicada para tetos de alvenaria e o de embutir, instalados em gesso, que não ficam aparentes no ambiente.

leroy plafons redondos© Viva Decora leroy plafons redondos

Luminárias de Teto

Ideais para cozinhas e área de serviço, esse tipo de luminária contribui para uma decoração mais bonita. Dos clássicos aos mais modernos, são versáteis e ideais para iluminar ambientes que requerem uma iluminação mais ampla. Também indicadas para banheiros e espaços comerciais, essas luminárias aparecem em versão de embutir ou de sobrepor.

A grande vantagem das luminárias de teto é a variedade, pois ela pode ser encontrada em diversos formatos e pode ser feita de vários materiais. Mas atenção: O tipo de lâmpada usado na luminária pode variar de acordo com o modelo escolhido.

leroy luminaria cozinha pendente© Viva Decora leroy luminaria cozinha pendente

Arandelas Decorativas

Como o nome já diz, esse tipo de luminária também é decorativo. A luz gerada por ela vai ser indireta e o efeito causado é mais suave e discreto. Assim, é ideal que essas luminárias sejam usadas como complemento em ambientes que já possuam outro tipo de iluminação. Existem arandelas específicas para uso interno ou externo na casa, feitos propriamente para cada tipo de ambiente.

Você pode escolher arandelas fixas, que são mais usadas para direcionar as pessoas em locais de circulação ou para destacar uma parte da casa ou da decoração. As arandelas articuladas são perfeitas para o banheiro, pois podem ser direcionadas para garantir uma iluminação mais rica na hora de fazer a barba ou da maquiagem.

luminarias banheiro arandela maria helena torres 101267© Viva Decora luminarias banheiro arandela maria helena torres 101267

Plafons

Os plafons são luminárias de instalação diretamente no teto. Vem ganhando destaque na decoração por garantir estilo e personalidade aos ambientes, graças aos formatos modernos e variados. Os plafons podem ser escolhidos de acordo com cada ambiente da casa, como quarto infantil ou sala de estar.

leroy luminarias de canto com lustre© Viva Decora leroy luminarias de canto com lustre

Luminárias de Mesa

As luminárias de mesa são grandes aliadas na hora dos estudos e auxiliam também quem faz home office. Para ler, escrever, estudar e usar o computador, a iluminação na mesa é muito importante. A luminária de mesa é capaz de direcionar a luz e deixar as atividades mencionadas mais confortáveis. Os modelos de LED iluminam bem e economizam energia, além de não esquentar o ambiente.

Esse tipo de iluminação também tem um lado altamente decorativo, pois seus formatos e designs podem ser os mais variados, do tradicional ao moderno, passando pelo criativo. As luminárias de mesa também podem ser usadas como luz auxiliar no quarto de solteiro ou de casal.

luminarias de mesa vermelha fixa buji 67097© Viva Decora luminarias de mesa vermelha fixa buji 67097

Luminárias de Chão

De dupla funcionalidade, esse tipo de luminária serve para enriquecer a iluminação dos ambientes ao mesmo tempo em que os decoram. As luminárias de chão são fáceis de deslocar e são comumente usadas em cantos. Ficam bem em quartos e salas de estar. Também podem ser feitas em diversos materiais e formatos e não necessitam de móveis de apoio, pois possuem uma base diretamente no chão.

luminarias quarto de casal chão com poltrona kwartet 140427© Viva Decora luminarias quarto de casal chão com poltrona kwartet 140427

Comentários

comentários

Comentar