Beleza

Lábios ressecados: veja as causas e maneiras eficazes de tratá-los

Você tem problema com lábios ressecados? Se você não sabia até hoje como resolvê-lo, agora terá todas as respostas de que necessita para evitar o ressecamento. A dermatologista Caroline Semerdjian (CRM 112246) nos trouxe dicas e informações sobre as causas, o tratamentos e as formas de evitar esse problema. Confira!

Índice do conteúdo:
Causas
Como tratar
Como evitar
Causas dos lábios ressecados
As causas dos lábios ressecados podem ser muitas, e a dermatologista nos ajuda a compreender as principais delas. Descubra, a seguir, quais podem ser os motivos que dão origem ao ressecamento dos seus lábios:

Desidratação: a desidratação acontece devido à ausência de água no organismo. Busque tomar pelo menos 2 litros de água ao longo do dia.
Hábito de lamber os lábios: o pH da saliva pode causar o ressecamento dos lábios.
Baixas temperaturas: é normal que os lábios fiquem ressecados com mais facilidade no outono e no inverno, devido às baixas temperaturas e menor umidade do ar.
Exposição solar: a radiação solar pode ocasionar danos à pele da boca.
Respiração oral: em pessoas que possuem problemas respiratórios como rinite alérgica e desvio de septo, os lábios ressecados ocorrem devido à respiração oral.
Deficiência de vitamina B e excesso de vitamina A: a ingestão de alimentos é um determinante quando se trata dos lábios ressecados. A ausência de vitamina B (presente em alimentos como abacate, banana e feijão) e o excesso de vitamina A (proveniente de alimentos como manteiga, queijo e ovos) podem ressecar os lábios.
Medicamentos e ácidos: medicamentos como a isotretinoína e ácidos utilizados no tratamento de acne deixam a pele mais sensível, podendo ocasionar o ressecamento.
Agora que você conhece as principais causas do problema, pode prestar atenção e detectar os motivos dos seus lábios ressecados. Caroline também dá dicas de como tratar o ressecamento. Acompanhe a seguir!

4 formas de tratar lábios ressecados
Para que o tratamento dos lábios tenha os efeitos desejados, primeiramente devemos detectar a causa do problema. Com base nos motivos anteriores, confira maneiras de tratar de forma eficaz o ressecamento dos lábios:

1. Aplique bepantol antes de dormir

O bepantol é uma pomada com forte efeito hidratante e cicatrizante. Ele pode ser usado para curar as feridas da boca, já que é indicado para feridas e assaduras da pele. Evite, ainda, retirar as peles dos lábios enquanto eles cicatrizam, para evitar novos ferimentos.

Preparo e aplicação: lave bem os lábios antes de realizar a aplicação. Se utilizá-lo durante o dia, evite ao máximo passar a língua na boca. O ideal é fazer seu uso antes de ir dormir, pois, durante a noite, você não fará muitos movimentos com a boca, permitindo uma cicatrização mais rápida e eficaz.

2. Use protetores labiais
Você deve buscar uma forma de proteger os lábios dos raios solares, principalmente. Indica-se utilizar manteiga de cacau, bepantol, óleo de amêndoas ou vaselina. Além disso, é imprescindível tomar bastante água durante o dia.

Veja também
Mantenha sua pele hidratada no inverno
Preparo e aplicação: lave bem a boca e utilize o protetor labial que desejar. Aplique sempre que achar necessário.

3. Mantenha-se hidratada
A forma mais comum e natural de hidratar o corpo, e isso inclui seus lábios, é tomando água: ela é sempre indicada em casos de ressecamento!. Se o ressecamento é por conta de baixas ou altas temperaturas, por exemplo, não se esqueça de tomar água!

Preparo e aplicação: nesse caso, você deve apenas se lembrar de tomar água. Se tem dificuldade com isso, coloque o despertador do celular para te ajudar a se lembrar. Em breve, seus lábios estarão radiantes novamente.

4. Consuma alimentos ricos em vitamina B

A ausência de quantidades suficientes de vitamina B pode desencadear o ressecamento dos lábios. Portanto, inclua mais alimentos que contenham vitamina B em sua alimentação, como feijão, banana, abacate, cogumelos, frango e peixes.

Veja também
Como aumentar o volume dos lábios: truques e técnicas que funcionam
Preparo e aplicação: o ideal é que os alimentos escolhidos sejam ingeridos de forma cozida. Prepare-se para se alimentar de forma saudável e se delicie!

Além dessas formas de tratamentos que podem ser realizados em casa, Caroline alerta que uma visita ao dermatologista é sempre o procedimento mais indicado. Com o profissional, você pode realizar exames que expliquem as causas exatas do ressecamento dos seus lábios.

Como evitar lábios ressecados
Agora, você já sabe os motivos do ressecamento e como tratar de forma caseira. Confira, a seguir, como é possível evitar que seus lábios fiquem ressecados de forma simples e natural:

Tome bastante água;
Utilize hidratantes labiais;
Nutra seu corpo com vitamina B;
Evite excessos de vitamina A;
Utilize protetores labiais para evitar os raios solares.
Gostou das dicas da especialista? Com certeza, elas vão te ajudar a não sofrer mais com os lábios ressecados. Se você também tem ressecamentos no rosto, conheça essa incrível máscara para pele ressecada e se livre de vez do problema!

Assuntos: Prevenção e Tratamento

Dicas de Mulher

Comentários

comentários