Beleza

Tipos de pele: descubra qual é o seu e saiba como cuidar

O cuidado com a pele é algo transformador e que se tornou um ritual importante para muitas mulheres. Segundo pesquisa do IBOPE Conecta e da Avon, 83% das mulheres brasileiras sentem prazer em cuidar da pele. Mas, mesmo com esse cuidado, poucas mulheres sabem identificar os tipos de pele e quais os produtos ideias para cada um. Continue a leitura e aproveite nossas dicas!

Índice do conteúdo:
Como identificar
Pele normal
Pele seca
Pele oleosa
Pele mista
Pele sensível
Como identificar seu tipo de pele?
Por mais que pareça simples, identificar seu tipo de pele pode ser um desafio. Para te ajudar com isso, conversamos com a dermatologista Denise Steiner (CRM – 36.505), que nos deu informações preciosas que, com certeza, vão te auxiliar nesse caminho para conhecer melhor a sua pele. Olha só:

Pele normal: as principais características de uma pele normal é sua textura aveludada e saudável, sem apresentar excesso de brilho ou ressecamento. Segundo Denise, esse tipo de pele é mais encontrado em crianças, sendo raros os casos na fase adulta.
Pele seca: nesse tipo de pele, é comum haver pequenas descamações, presença de vermelhidão e aparecimento de leves linhas e fissuras ao redor dos olhos e boca. Os óstios da pele seca são totalmente fechados e, consequentemente, há poucas espinhas e cravos. Esse tipo de pele tende a ser seca por inteira, e quem a possui costuma sentir coceira.
Pele oleosa: caracterizada pelo brilho, a pele oleosa é marcada por uma produção de gordura fora do normal. Essa pele possui os óstios mais abertos, com surgimento de mais espinhas e cravos. Segundo a dermatologista, esse é o tipo de pele mais comum, por conta de fatores externos como o clima tropical da nossa região.
Pele mista: a pele mista é caracterizada pela zona T oleosa (testa, nariz e queixo), com mais cravos e espinhas nessa região. Já nas partes laterais (bochechas e extremidades), a pele é mais seca, resultando em óstios mais fechados e pele mais lisa. Esse é um dos tipos de pele mais comuns.
Pele sensível: a pele sensível é aquela que frequentemente está mais avermelhada. Quando olhada de perto, podem ser vistos alguns vasinhos, pois essa é uma pele mais fina. Esse tipo responde muito às mudanças de temperatura e à utilização de produtos com substâncias mais agressivas.
Agora ficou mais fácil identificar o seu tipo de pele, mas lembre-se de que é importante consultar um dermatologista. Denise alerta que as características acima são mais genéricas e cada pele possui sua peculiaridade. Agora, veja como cuidar dos tipos de pele apresentados e conheça produtos que podem ajudar nesse cuidado.

Pele normal
Esse é o tipo de pele mais incomum entre adultos, mas é o sonho de muitos, pois não é oleosa, nem seca. A pele normal se caracteriza por uma cútis equilibrada e mais tolerável aos produtos. Porém, isso não significa que ela não deva ter cuidados diários. Veja como cuidar:

Dicas de cuidados
Busque por produtos que não possuem componentes que agridem a pele, como álcool e parabenos;
Utilize produtos que contenham antioxidantes e antiglicantes na composição;
Mantenha uma rotina de cuidados: lave o rosto todos os dias, lembrando-se de hidratar e tonificar;
Evite sair sem protetor solar, pois a ação da radiação pode fazer o rosto envelhecer mais rápido, além do risco de doenças como o câncer de pele.

Produtos para arrasar no skincare
A gama de produtos para pele normal enche as prateleiras de farmácias e lojas de cosméticos. Mas, com a grande quantidade de ofertas, fica difícil saber por onde começar. Selecionamos os melhores produtos, com base na recomendação dos dermatologistas. Olha só:

Sabonete Facial em Gel para Pele Normal a Seca Needs, na Drogasil
Cuide-se Bem Faciall Hidratante Restaurador – Pele Normal, na Boticário
Korres Toranja – Máscara Iluminadora, na Beleza Na Web
Loção Protetora Facial FPS 60/FPUVA20, na Natura
Água Micelar L’Oréal 5 em 1, na Drogaria São Paulo
Pele Seca
A pele seca necessita de cuidados específicos. Pessoas que possuem esse tipo de pele precisam ter cuidados especiais, para preservar a beleza e a saúde da pele. Veja dicas para cuidar desse tipo de pele:

Dicas de cuidados
Lave a pele com sabonetes cremosos duas vezes ao dia – de manhã e à noite;
Evite lavar em excesso, para que a pele não se torne ainda mais seca;
Prefira os produtos que possuam indicação específica para pele seca;
Aposte em hidratantes antioxidantes;/li>
Use um filtro solar mais cremoso, aplicando de 2 a 3 vezes ao dia.

Os maquiadores Rodrigo Costa e Ju Rakoza se uniram para montar um tutorial para quem possui a pele seca. Com dicas especiais, eles te ajudam a se sentir ainda mais bela e a não ficar encanada com o seu tipo de pele. Veja no vídeo!

Produtos milagrosos para pele seca
Cuidar da pele seca não precisa ser um grande desafio. Utilizando os produtos corretos, é possível ter uma pele supersaudável. Veja a seguir produtos que podem te auxiliar na sua busca por uma pele mais plena:

Loção De Limpeza Hidratante Cerave, na Droga Raia
Reparador Corporal Cicaplast Baume B5 La Roche-Posay, na Droga Raia
Garnier SkinActive Hidra Bomb – Máscara Facial, na Beleza Na Web
Protetor Solar Bioderma – Photoderm M FPS 50+, na Época Cosméticos
Óleo Demaquilante Camomila, na The Body Shop
Pele oleosa
Como já vimos, a pele oleosa é muito comum no nosso país. Os fatores de temperatura e ambiente estão ligados a esse tipo de pele, levando as glândulas sebáceas a produzirem mais gordura no rosto. Assim, para que a pele tenha mais saúde, ela precisa de cuidados e produtos específicos. Veja só:

Dicas de cuidados
Dê preferência aos sabonetes para pele oleosa em gel;
Lave o rosto pela manhã e à noite e, eventualmente, também no meio do dia – dependendo da situação;
Evite retirar muito a oleosidade do rosto, pois isso pode causar o efeito inverso;
Hidrate a pele oleosa com produtos mais leves, como os séruns;
Para a proteção solar, priorize os filtros para pele oleosa.

Cansada de fazer a maquiagem e, algumas horinhas depois, ela estar com pontos de brilho? A youtuber Carol Soares dá dicas para quem tem pele oleosa e quer arrasar na maquiagem. Aproveite e anote para não esquecer nada!

Produtinhos certos para sua pele brilhar
Cuidar de uma pele oleosa pode dar muito trabalho, mas, graças aos mestres do skincare, existem produtos que ajudam a controlar a oleosidade. Veja alguns deles, que parecem ser mágicos e vão te auxiliar no cuidado com a sua pele:

Normaderm Phytosolution Vichy – Gel de Limpeza Intensivo, na Época Cosméticos
Neutrogena Oil Free Gel Creme Hidratante, na Época Cosméticos
Máscara Facial Anti-Acne Secativa Under Skin Acne Mask, na Drogaria São Paulo
Protetor Solar Facial Anthelios Airlicium FPS70 La Roche-Posay, na Drogasil
Demaquilante Neutrogena Deep Clean Fluído Bifásico, na Drogasil
Pele mista
A pele mista é um dos tipos mais comuns. Por ter uma região oleosa e uma mais seca, é preciso saber equilibrar os cuidados para não prejudicar nenhuma área. Sendo assim, veja alguns cuidados para trazer harmonia e saúde para a sua pele:

Dicas de cuidados
Lave o rosto duas vezes ao dia, pela manhã e à noite;
Utilize sabonetes que atuem na oleosidade da pele, a fim de controlá-la;
Evite criar adstringência em excesso;
Use hidratantes mais leves e com ação antioxidante;
Aposte em produtos com ácido glicólico e use em dosagens suaves, pois a substância ajuda na formação de colágeno e no fechamento dos poros.

Para te mostrar como tratar a pele mista com a maquiagem, trouxemos um tutorial da youtuber Cybele Barone. Aprenda a utilizar cada zona da pele mista e aprimorar sua make do dia a dia.

Produtos que equilibram a pele mista
Por ser uma pele com duas regiões distintas, pode surgir muitas dúvidas na hora de achar o produto ideal para englobar todas as suas necessidades. Confira nossas dicas e descubra os tipos de produtos ideais para esse tipo de pele:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Bioderma Sébium – Gel Limpeza Facial, na Beleza Na Web
Hidratante Facial Minéral 89 Vichy, na Drogasil
Máscara Facial Neutrogena – Hydro Boost, na Época Cosméticos
Protetor Solar Facial Neutrogena Sun Fresh FPS 60, na Drogaria São Paulo
Make B. Demaquilante Bifásico, na Boticário
Pele sensível
A pele sensível é aquela que requer mais cuidados. Ela possui uma irritabilidade mais alta e, por isso, precisa de uma atenção maior quanto aos produtos e à frequência dos cuidados. Confira nossas dicas:

Dicas de cuidados
Dê preferência para o uso de sabonete neutro;
Não utilize loções tônicas que apresentem álcool em sua composição;
Para uma melhor hidratação, use loções em creme;
Para o cuidado diário, não esqueça o protetor solar e dê preferência aos tipos cremosos;
Se possível, utilize produtos hipoalergênicos, que são menos abrasivos para a pele.

Maquiar pele sensível pode ser um grande desafio, pois ela não se adapta a qualquer tipo de maquiagem. Por isso, a youtuber Bárbara Cavalcante fez uma make básica e incrível para quem tem esse tipo de pele. Confira as dicas e coloque a mão na base!

Melhores produtos para peles sensíveis
Encontrar produtos para a pele sensível era um verdadeiro desafio, pois, com o menor erro, a pele poderia ficar extremamente irritada. Mas, agora, a variedade de produtos para as peles sensíveis cresceu. Conheça opções que podem ser ótimas para você:

Gel De Limpeza Facial La Roche-Posay Effaclar Alta Tolerância, na Droga Raia
Bioderma Sensibio DS+ Creme Hidratante Facial, na Beleza na Web
Máscara Negra Facial em Tecido Garnier Carvão Puro Efeito Detox, na Drogasil
Protetor Solar Eucerin Sensitive Protect Sun Lotion Extra Light FPS60, na Drogaria Onofre
Demaquilante Bioderma Sensibio H2O Solution Micellaire, na Época Cosméticos
Agora que você conhece os tipos de pele e sabe como cuidar da sua, que tal inserir na sua rotina os cuidados diários? E se você se interessou ainda mais pela sua pele, aprenda também como escolher a base para sua pele.

Dicas de Mulher

Comentários

comentários