Casamento

Bodas de pérola: dicas para celebrar 30 anos de uma união preciosa

Você sabe quantos anos de casamento comemora-se nas bodas de pérola? 30 anos! Isso mesmo, 30 anos ao lado da pessoa que você escolheu dividir uma vida.

É uma data tão especial que merece ser celebrada de uma maneira inesquecível. Para ajudar você, preparamos um guia cheio de dicas para organizar uma festa de bodas de pérola, inspirações e muito mais.

Significado das bodas de pérola

O significado das bodas de pérola está diretamente ligado à joia marinha. Significa que o casal passou por muitos momentos difíceis, precisou se proteger de turbulências, obstáculos e manteve-se firme, tornando a união ainda mais bonita.

Isso também acontece com a joia, pois a ostra envolve o corpo estranho e protege-o até que ele se torne uma pérola. Dessa maneira, o significado está na proteção, no cuidado para esculpir uma relação forte, bonita e pura.

Dicas para organizar uma festa de bodas de pérola

Celebrar 30 anos de casamento com uma festa requer muito carinho e atenção. Quantos convidados teremos? Onde fazer? E a comida? São diversos passos para se fazer uma comemoração inesquecível. Preparamos algumas diquinhas para te ajudar, confira:

Comece pela lista de convidados

Antes de qualquer outra coisa, você deve selecionar os convidados da festa. A partir daí você conseguirá escolher mais facilmente o local, o serviço de buffet e as lembrancinhas. A dica é convidar os amigos que fizeram parte da história do casal, como os padrinhos e as pessoas que ajudaram o casal a se manter firme nesses anos.

Além disso, claro, a família de ambos deve ser convidada. Montar a lista de convidados é algo bem íntimo e particular, por isso, pense junto ao seu amor para que a festa faça sentido e vocês e não esqueçam ninguém!

Pense no orçamento

Mesmo que as bodas de pérola sejam uma comemoração muito especial, é importante não extrapolar nos gastos com a festa. Ao delimitar o seu orçamento, você partirá para os próximos passos com mais facilidade.

Defina se o casal irá arcar com todas as despesas ou se amigos e familiares irão ajudar. Defina também se será buffet livre ou se cada convidado deve pagar pelo seu prato.

Leia também: Bodas de casamento: descubra os significados e veja ideias para comemorar

Escolha o local da festa

Tenha em mente o estilo da sua festa: será grande ou mais íntima? Um churrasco? Um jantar? Uma cerimônia religiosa? O segredo é escolher aquilo que combina mais com o casal. Há aqueles que gostam de uma festa em que os convidados só saem de manhã, já outros preferem uma pequena reunião.

Para cada escolha há um local adequado. O importante é escolher um espaço confortável e que ofereça as condições ideais para os seus planos. Um buffet ou espaço fechado, por exemplo, garante maior privacidade e segurança.

Planeje a decoração das bodas de pérola

Escolha uma decoração voltada ao tema. Uma mesa de bolo com pérolas, cores neutras e tons perolados pode ser uma boa pedida. Partindo de uma temática, fica mais fácil montar toda a parte criativa da festa.

Decida o que servir no grande dia

Capriche nos aperitivos, salgadinhos e entradinhas durante o começo do evento e até que o cerimonial seja realizado. Depois, sirva o jantar ou almoço. Uma opção de carne branca e outra vermelha, salada e arroz são as escolhas mais comuns para esse tipo de festa.

Não se esqueça do cerimonial

Se você optar por uma celebração religiosa, o comando do cerimonial fica por conta do líder religioso. Caso você prefira uma festa comum e não puder contratar um cerimonialista, escolha alguém que fez parte da vida do casal para fazer um discurso. Essa pessoa pode ser um dos filhos ou algum padrinho.

Contrate uma banda ou músico

Escolher a trilha sonora da comemoração é muito importante. Prefira uma banda versátil que consiga tocar vários ritmos e agradar a todos. É importante que haja música desde o jantar, com algo mais calmo, até a hora dos convidados irem para a pista de dança.

Capriche na mesa de doces

Essa é uma das partes preferidas dos convidados e geralmente traz diversas opções de chocolates, docinhos e gostosuras em geral. Você pode escolher os sabores de sua preferência e decorá-los com o tema de pérolas. Combine com o seu cerimonialista o melhor momento de liberar os doces.

Determine o traje

Esse detalhe vai depender muito do estilo da sua festa. Se for uma festa à luz do dia, peça aos seus convidados que usem roupas mais leves. Se a festa for à noite, em um buffet, você já pode solicitar aos convidados um traje esporte fino ou até social. Mas lembre-se: é importante que todos estejam confortáveis!

Agende foto e vídeo para registrar a festa

Um fotógrafo não pode faltar na festa, já que registrar esse lindo momento é essencial. Escolha uma equipe que possa atender às suas necessidades. Se quiser, você pode incluir vídeo no orçamento também.

Faça lembrancinhas para os convidados

As lembranças das bodas de pérola devem ser escolhidas de acordo com o seu significado. Seja remetendo a algo marcante para o casal ou apenas seguindo o tema perolado, é interessante que os convidados levem para casa uma recordação material.

Essas são algumas dicas para preparar uma festa de bodas de pérola. É claro que elas devem sempre se adaptar ao estilo do casal (e ao bolso também!).

Leia também: Bodas de beijinho: ideias incríveis para seu primeiro mês de casamento

35 inspirações para a comemoração das bodas de pérola

Para ilustrar as dicas acima, preparamos uma lista de inspirações que vão te ajudar a planejar a sua comemoração de bodas de pérola. Também separamos algumas ideias para quem quer comemorar forma mais simples e intíma. Confira!

1. Bodas de pérola: decoração baseada no tema

2. Você também pode optar por uma decoração mais diferente do tema clássico

3. A decoração pode ser a cara do casal

4. O convite deve ser feito com muito cuidado e carinho

5. Olha que lindo esse bolo para bodas de pérola!

ENGENHARIA DO DOCE GABI TAKI

6. O bolo pode ser de mais de um andar

7. E pode seguir o tema da festa

8. Pense em um topo de bolo especial para a ocasião

9. Olha que delicadeza esse topo de bolo para bodas de pérola

10. Para as lembrancinhas, que tal essas latinhas com sabonete?

Comentários

comentários