Decoração

Unindo economia e bom gosto: saiba como a decoração econômica pode trazer um diferencial para o lar do casal

Por mais que você deseje investir em uma decoração especial para o imóvel onde irá viver muitos momentos felizes a dois, muitas vezes as limitações do orçamento acabam criando barreiras para colocar em prática tudo o que sonhou. Mas isso não é mais motivo para se preocupar, pois seguindo as tendências trazidas pela decoração econômica você vai ver que é possível criar um imóvel confortável, elegante e com bom gosto sem precisar se endividar para isso. Pronto para conferir as dicas?

Razões para se inspirar

Também conhecida como decoração low cost, a decoração econômica costuma ser a aposta ideal para quem acabou de alugar um imóvel e não pretende investir muito nele, ou para aqueles casais que estão começando a montar a casa nova e não possuem recursos para apostar em uma decoração mais sofisticada, mas não abrem mão de conforto e beleza. Além das razões econômicas, esse tipo de decoração também vem sendo a escolha certa para quem deseja apostar em um estilo versátil, que pode se encaixar nos mais diversos tipos de imóveis, desde os mais simples até os mais luxuosos.

Seja para restaurar um objeto, fabricar sua própria estante com caixotes reutilizados ou pintar algumas paredes, se você está disposto a seguir um dos princípios da decoração econômica deve buscar fazer tudo o que puder por conta própria, usando a sua criatividade e inspiração. Essa pode ser uma ótima oportunidade para o casal compartilhar tarefas em comum e se dedicar a montar o lar que será dividido entre os dois durante um bom tempo. Para aqueles trabalhos mais complexos, como por exemplo instalar um novo ponto de luz ou derrubar uma parede, o ideal é contar com a ajuda de um profissional.

© Fornecido por Zankyou

Créditos: Pixabay

Pequenas mudanças, grandes resultados

Talvez você nunca tenha parado para observar, mas o simples fato de trocar um móvel de lugar já é capaz de fazer verdadeiros milagres pela decoração do imóvel. O ideal é que os móveis maiores fiquem posicionados nas paredes mais amplas do ambiente, e os demais itens sejam dispostos de forma equilibrada ao centro, de acordo com a necessidade. Criar pequenos espaços de conforto como um local de leitura também contribui para deixar os cômodos mais aconchegantes.

© Fornecido por Zankyou

Créditos: Unsplash
© Fornecido por Zankyou

Créditos: Unsplash

O poder da tinta

Pintar as paredes pode ser uma tarefa simples que você mesmo é capaz de realizar e ela permite obter resultados incríveis pela transformação dos ambientes. Antes de escolher uma cor para pintar determinada parede, é importante pesquisar sobre as sensações trazidas pelos diferentes tons, usando as cores a seu favor. Além disso, você pode optar por misturar mais de uma tinta ou criar acabamentos variados com relevos e texturas, tudo isso sem gastar muito e trazendo resultados incríveis para a decoração do imóvel.

© Fornecido por Zankyou

Créditos: Unsplash
© Fornecido por Zankyou

Créditos: Unsplash

Composições que fazem a diferença

Você não precisa ser nenhum especialista em decoração para saber que os quadros e fotos podem trazer um charme todo especial para o imóvel sem que precise gastar fortunas com eles. Uma bela combinação de imagens é feita seguindo uma tendência em comum, por exemplo a mesma cor de moldura ou a mesma temática nos diferentes quadros e fotos. Essa pode ser a oportunidade ideal para que você tire do armário aquelas fotografias especiais do casamento, da lua de mel ou de momentos em família e permita que elas marquem presença na decoração de seu lar.

© Fornecido por Zankyou

Créditos: Unsplash
© Fornecido por Zankyou

Créditos: Unsplash

Natureza por perto

Um simples vaso de planta já é capaz de proporcionar um diferencial enorme para a decoração de qualquer ambiente, e com a sua casa não seria diferente. Você pode espalhar as plantas por diferentes espaços ou concentrá-las em algum cantinho específico do imóvel, que receba luz na medida certa. Lembre-se de optar por espécies que não exijam muitos cuidados e que sobrevivam bem às variações de temperatura para garantir que as plantas ficarão sempre com um aspecto verdinho e saudável.

© Fornecido por Zankyou

Créditos: Unsplash
© Fornecido por Zankyou

Créditos: Unsplash

Use e abuse da iluminação

Não é necessário gastar uma fortuna para garantir que o seu imóvel esteja sempre bem iluminado. Além de apostar na iluminação natural, permitindo que a luz do dia entre pelos cômodos e possa trazer mais vida a eles, você também pode investir em luminárias econômicas, como aquelas feitas em casa usando corda de sisal e balões, ou comprar uma luminária mais simples, sem muitos adereços, que não irá custar muito caro e pode fazer toda a diferença pela iluminação dos ambientes.

© Fornecido por Zankyou

Créditos: Unsplash
© Fornecido por Zankyou

Créditos: Unsplash

Paredes em destaque

Seja na sala, no quarto ou na cozinha, você pode escolher uma das paredes do ambiente para dar um destaque especial a ela. Existem diversas formas de fazer isso, como por exemplo usando um papel de parede de sua preferência ou criando uma moldura especial no local. O valor a ser investido não será muito alto e o resultado certamente ficará encantador.

© Fornecido por Zankyou

Créditos: Unsplash

Disfarce com o tapete

Está cansado do piso do imóvel ou viu que ele está apresentando alguns defeitos e você não tem condições de trocá-lo neste momento? A solução é apostar em um belo tapete que irá trazer uma transformação incrível para a decoração do ambiente por um preço muito acessível. Os tapetes de fibra podem ser uma boa opção devido à sua resistência, enquanto os de linho ou algodão costumam ser um pouco mais difíceis de manter.

© Fornecido por Zankyou

Créditos: Unsplash
© Fornecido por Zankyou

Créditos: Unsplash

Invista em novos tecidos

Essa certamente é uma das maneiras mais econômicas de transformar a decoração do imóvel. Você pode, por exemplo, apostar em mantas novas para deixar sobre o sofá, pois além de serem muito charmosas elas ainda contribuem para tornar o ambiente mais aconchegante. Outra sugestão interessante é investir nas almofadas reversíveis, que podem ser trocadas de lado de tempos em tempo trazer um ar de renovação para o espaço.

© Fornecido por Zankyou

Créditos: Unsplash

Solte a imaginação

Uma das grandes vantagens da decoração econômica é a liberdade proporcionada por esse estilo único, que permite que você use a sua imaginação para criar soluções simples e eficientes. Por isso não tenha medo de usar a criatividade na hora de decorar seu imóvel.

© Fornecido por Zankyou

Créditos: Unsplash
© Fornecido por Zankyou

Créditos: Unsplash

Ninguém melhor do que você para saber o que realmente faz sentido ou não e adotar as escolhas certas seguindo a tendência low cost.

Comentários

comentários