Gravidez

Calça jeans para gestante: tire suas dúvidas e aprenda como escolher

Muitos são os mitos e verdades a respeito da gravidez, e nem mesmo o vestuário fica de fora. Calça jeans para gestante é um assunto que pode trazer dúvidas. Afinal, essa peça é permitida? Ela pode prejudicar mãe ou bebê de alguma forma? Conversamos com uma especialista para trazer todas as respostas que você procura. Confira!

Índice do conteúdo:
Pode usar?
Como comprar
Vídeos
Grávida pode usar calça jeans?
De acordo com a ginecologista e obstetra Fatima Oladejo (CRM 52813931), não existe contraindicação relacionada especificamente à gravidez quanto ao uso da calça jeans. Há quem acredite que a calça apertada pode prejudicar o bebê ou a mãe, mas Fatima explica que o bebê dificilmente sentirá algum desconforto com o uso da calça jeans pela gestante.

O líquido amniótico e a espessura da parede uterina protegem bem o feto, impedindo que ele sinta qualquer interferência externa que o incomode, especialmente nos primeiros seis meses de gestação. Porém, a gestante que utilizar a calça muito apertada pode perceber piora no inchaço das pernas ao final de um dia de trabalho, por exemplo, pois o uso impede o retorno venoso e prejudica a circulação sanguínea.

Para escolher uma calça jeans, é importante levar em consideração o tempo e a frequência de uso. Opte sempre por um modelo adequado ao tempo de gestação e ao crescimento da barriga – não é normal se sentir apertada ao usar qualquer peça de roupa durante a gravidez. Confira mais dicas:

Conforto é essencial: é interessante escolher um modelo que contenha elasticidade no tecido e que não seja tão rígido, para não atrapalhar os movimentos ao longo do dia.
Atenção para os inchaços: na gestação, além do ganho de peso esperado pelo crescimento do feto, pode acontecer também uma certa retenção de líquidos, principalmente nos últimos três meses. Se a gestante utilizar uma calça apertada, isso pode piorar ainda mais o inchaço no fim do dia, trazendo dor e desconforto.
A vulva precisa respirar: moramos em um país tropical, com calor e umidade, e o jeans é um tecido grosso, que impede a pele de respirar livremente. Por isso, prefira jeans leves e modelos mais folgados, para deixar a vulva respirar, e sempre use com calcinha de algodão.
Adaptação é a palavra-chave: a calça tem que se ajustar ao livre crescimento da barriga ao longo dos meses – seja com faixas de tecido elástico, substituindo botão e zíper em calças próprias para gestantes, ou com adaptadores de calças comuns.
Como um adendo, a ginecologista e obstetra sempre sugere às suas pacientes que revezem o uso da calça jeans com saias, shorts e calças de tecidos mais leves. A ideia é permitir que a vulva possa respirar livremente e evitar o aparecimento de candidíase e outras infecções ginecológicas, como as causadas por bactérias.
Dicas de Mulher

Comentários

comentários