Política

Ratinho Junior quer um governo a serviço das pessoas

Nesta segunda-feira, o governador Ratinho Junior reuniu todo secretariado, diretores de estatais e chefes de grupos e núcleos da administração estadual de todas as regiões para traçar as linhas básicas do seu governo dentro do que chama de Inovação a Serviço dos Paranaenses. O encontro foi no Teatro Guaíra e cada secretário – 15 – teve 10 minutos para fazer um abalanço de suas pastas e apresentaram propostas futuras.

O evento serviu também para trocas de informações sobre projetos em execução e planos futuros, além de demonstrar novas formas de gestão e ferramentas para atender a população com mais eficiência e qualidade. A reunião de trabalho foi chamada de Governo 5.0 porque um dos focos é a inovação na gestão.

O objetivo foi mostrar que o governo deve trabalhar alinhado para transformar o Paraná em um Estado moderno e inovador.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior afirmou que a equipe de governo tem compromisso com a inovação e em criar soluções mais práticas para as políticas públicas. “É um novo conceito de gestão. Pensar diferente para fazer diferente. Planejamos um Estado mais tecnológico, mais seguro e eficiente, e menos burocrático. Esse encontro foi fundamental para transmitir essa visão”, frisou.

Para Ratinho Junior, a máquina pública brasileira ainda tem características do século passado e é preciso trazer todas as estruturas para o século 21. Segundo ele, o principal propósito do Estado tem que ser o de melhorar a vida das pessoas, e que é preciso quebrar paradigmas para deixar um legado de bons serviços à sociedade.

Ao fazer um balanço positivo dos primeiros meses de governo, Ratinho Junior destacou o tripé que orienta o planejamento da atual administração para alavancar o desenvolvimento socioeconômico do Paraná: gestão pública eficiente, investimentos em infraestrutura e olhar social.

“Trouxemos a equipe para apresentar aquilo que temos feito e também uma visão do caminho que temos que seguir. Tudo isso tem que acontecer integrado”, afirmou. “É o início de um novo ciclo virtuoso de produção e progresso”, afirmou o governador, ressaltando que o Estado deve estar ao lado do empreendedor para que o Paraná crie novas oportunidades de emprego e renda.

REESTRUTURAÇÃO

Guta Silva, Chefe da Casa Civil, reforçou a determinação do governador de criar um ambiente de crescimento de médio e longo prazo para o Estado. Ele citou a reestruturação da máquina a partir das reformas administrativas, as economias de gestão e a necessidade de melhorar o atendimento e a transparência em todos os órgãos.

“Nós recebemos o Estado com uma estrutura administrativa ultrapassada. Precisando de mais sinergia e diretrizes. Hoje, existe uma linha para o Paraná do futuro. Temos reformas em curso, medidas administrativas já executadas e planejamento para atrair mais empregos, melhorar a infraestrutura e conectar as políticas públicas. Essa é a nossa filosofia, ter lógica e políticas transversais”, comentou.

O secretário da Justiça, Família e Trabalho do Governo do Paraná (Sejuf), Ney Leprevost, apresentou a estrutura da pasta aos servidores de todo o Governo do Estado e adiantou as ações e programas já realizados nos primeiros nove meses do ano e também adiantou muito do que está por vir.

Ney Leprevost falou sobre as grandes áreas de atuação da Sejuf: Justiça e Garantia de Direitos, Assistência Social, Sistema Socioeducativo e Trabalho e Estimulo à Geração de Renda. O secretário lembrou que a nova pasta surgiu da fusão de outras áreas e que a adoção de medidas simples e austeras resultou na economia de R$ 18,3 milhões ao governo. E que, mesmo gastando menos, a nova pasta conseguiu fazer mais. “Apesar de ser uma pasta nova, e de todas as complicações que uma reforma administrativa gera em seu início, conseguimos atuar com eficiência, inovação e excelência nos serviços sociais, com ênfase à defesa das crianças, dos adolescentes, dos idosos paranaenses e à geração de empregos, dentro daquilo que nos foi solicitado pelo governador Ratinho Junior”, disse.AEN

Comentários

comentários